Fazer velas, Lanternas

Curso básico de luminárias

Aprenda como fazer luminárias com este curso básico de Gran Velada! Descubra todos os materiais necessários e as diferentes técnicas que poderás colocar em prática facilmente em casa. Fazer luminárias…

Curso básico de luminárias

Aprenda como fazer luminárias com este curso básico de Gran Velada! Descubra todos os materiais necessários e as diferentes técnicas que poderás colocar em prática facilmente em casa.

Fazer luminárias artesanais não terá mais segredo, graças a este curso. Vamos resumir toda a informação que necessitas para elaborar em casa estas bonita velas luminárias. Descubra como fazer luminárias passo a passo e personalizá-las como desejar.

Todos os materiais necessários para fazer as luminárias, encontrarás na loja online de Gran Velada. A loja dispõe de uma amplia seleção de produtos para que possas escolher os materiais que desejas e que melhor se adaptam as tuas necessidades.

As luminárias são telas que projetam a luz da vela posta em seu interior. Ajudam a criar um ambiente aconchegante e relaxante, ademais de ser um bonito objeto de decoração. Precisamente, uma das grandes vantagens de fazer luminárias artesanais é que poderás personalizá-las como preferir. Combine formas, tamanhos e cores.

Como fazer luminárias artesanais

Vejamos como fazer luminárias artesanais passo a passo! Antes de começar com a elaboração é preciso ter em conta quais são os materiais necessários. Para a fabricação da luminária os produtos que não devem faltar são:

Existem diferentes tipos de ceras que podem ser utilizadas para fazer luminárias artesanais. É importante que a cera escolhida cumpra com estes requisitos:

  • Ser translúcida para que projete a luz da vela do interior
  • Ter a dureza suficiente para suportar o calor produzido pela vela sem se derreter.

Quais são as ceras que cumpre com estes requisitos

Todas estas ceras poderão ser encontradas na loja virtual de Gran Velada. Ademais, contamos com um aditivo especial para fazer luminárias, que ajudam a melhorar a qualidade da cera e contribui para que o resultado final das luminárias seja muito melhor.

Se trata do aditivo GV-509, que endurece a parafina e faz com que as luminárias sejam mais resistentes ao calor. Além disso, a luminária fica muito mais translúcida e lisa, sem imperfeições nem porosidades. Este aditivo se funde junto com a parafina elegida e é um grande aliado na hora de fazer luminárias artesanais.

Luminárias artesanais

Os moldes são um dos materiais fundamentais na hora de fazer as luminárias. Graças a eles conseguirás que fiquem na forma que desejar. Igual ocorre com as ceras, tem diferentes tipos de moldes que se podem usar para fazer luminárias artesanais. A principal diferença entre eles está no material com o qual estão feitos. Pode ser de:

  • Metal
  • Plástico
  • Metacrilato
  • Silicone

Escolha um ou outro dependendo do tipo de luminária que queiras fazer. Ademais, cada um deles está recomendado para uma técnica específica.

Os moldes de metal estão compostos por duas peças: molde e contramolde sem base. Neste caso, a cera líquida se verte no espaço entre os moldes. É necessário usar desmoldante e ter em conta que o metal absorve o calor e demora em se resfriar. Por isso a elaboração é mais lenta.

Os moldes de plástico são perfeitos para fazer luminárias com a técnica do vaso. Por quê? A cera se esfria muito antes, por isso o processo é mais rápido. Estes moldes podem ter ou não base e é recomendável utilizar desmoldante.

No caso dos moldes de metacrilato, são perfeitos para fazer luminárias com a técnica de camadas. Destacam por sua resistência, e pela facilidade em trabalhar com eles. Igual ocorre com os de plástico, a cera se esfria de forma mais rápida.

Por último estão os moldes de silicone que são recomendados para colocar em prática as técnicas de luminárias costurada ou colada. Uma das grandes vantagens destes moldes é que são anti-aderentes e desmontá-los é muito fácil.

Como fazer luminárias passo a passo

Na elaboração caseira de luminárias existe outra série de materiais que também são frequentemente utilizados. Que são:

O desmoldante ajudará para que a cera não fique pegada nas paredes do molde e, por tanto, o desmoldado será muito mais fácil e rápido. Nossa recomendação é que utilizes desmoldante mineral líquido. Importante! Distribua-o muito bem para que não fique marcas nem manchas na luminária.

Enquanto isso, com os corantes conseguirás que suas luminárias tenham um toque de cor. Te aconselhamos que utilizes corantes líquidos para velas porque são muito fáceis de usar. Basta adicionar algumas gotas na cera fundida e mover bem. Existe uma ampla paleta de cores para que escolhas sua preferida.

Agora que já conhecemos os materiais necessários, vamos ao passo a passo. Te mostraremos todas as técnicas para que escolhas a que mais goste ou a que seja mais fácil de fazer.

Como fazer luminárias com molde e contramolde

Para começar, te mostraremos como fazer luminárias com molde e contramolde. Verás que é uma elaboração fácil. O melhor é que estes moldes estão disponíveis em diversas formas, assim tu poderás usar e abusar da sua criatividade. Aperte o play e não percas os detalhes de como fazer.

1. Fundir a cera a fogo baixo em uma panela. Enquanto isso, organize seu ambiente de trabalho: terás que trabalhar sobre uma superfície fria para que a luminária se esfrie antes.

2. Aplicar desmoldante nas paredes do molde e no contramolde que estarão em contato com a cera. Espalhe-o bem. Coloque o molde e o contramolde sobre um azulejo/lajota ou uma superfície fria.

3. Derramar a cera fundida em uma embalagem descartável para trabalhar melhor e derramar um pouco na abertura que fica entre os dois moldes. Desta forma selaremos o fundo para evitar que a cera saia.

4. Encher por completo e deixar esfriar.

5.Desmoldar e ajeitar a base com um estilete.

6. Introduzir de novo a luminária no molde. Importante! A zona que acabamos de igualar com o estilete será a que servirá de base da luminária.

7. Fundir a parafina que sobrou de antes e derramar no fundo da luminária para fazer a base.

8. Desmoldar quando estiver bem frio e passar o ferro na superfície para que a mesma fique lisa e sem imperfeições.

Como fazer luminárias com técnica do vaso

No seguinte passo a passo te mostramos como fazer luminárias com a técnica do vaso. Neste processo lembre-se que deves utilizar moldes de plásticos. É uma das elaborações mais fáceis de fazer. Ela é perfeita para quem está começando neste incrível mundo.

1. Derreter a cera e o aditivo em uma panela a fogo baixo

2. Aplicar desmoldante nas paredes interiores do molde com um pincel. Lembre-se, não coloque muita quantidade para não manchar.

3. Colocar o molde sobre um azulejo/lajota ou uma superfície fria para que se esfrie antes.

4. Adicionar umas gotas de corante na cera fundida e mover bem.

5. Derramar um pouco de parafina no fundo para que fique bem selado e deixar secar por alguns minutos.

6. Encher por completo todo molde e esperar uns 30 minutos para que a cera comece a se solidificar.

7. Fazer uns cortes na superfície deixando a espessura que queiras que tenha a luminária e esvaziar a cera líquida. As paredes e a base já estarão secas, mas no interior a cera seguirá líquida.

8. Alisar as paredes do molde com um estilete e deixar que se termine de esfriar por completo antes de desmoldar.

Como fazer luminárias em camadas

Agora é hora de aprender como fazer luminárias em camadas. Uma técnica muito divertida que te permite elaborar luminárias com camadas de várias cores! Vejamos como!

1. Derreter a cera em uma panela a fogo baixo. Enquanto isso preparar o molde: aplicar o desmoldante na zona interior com a ajuda de um pincel, e unir as duas peças.

2. Colocar uma parte da cera derretida em um vaso descartável e adicionar gotas de corante. O resto da parafina a deixamos branca.

3. Quando a parafina estiver a uns 70°C começamos a elaboração.

4. Derramar em um molde um pouco de parafina corada e agitar suavemente o molde com movimentos circulares para que a parafina chegue bem nas paredes do molde.

5. Quando a camada estiver uniforme, esvaziamos a cera sobrante e repetimos o processo. Faça várias capas com as cores.

6. Se a parafina branca se esfriou, volte a aquecê-la a fogo baixo. Lembre-se que deve estar a uns 70°C.

7. Agora vamos fazer as capas brancas. Para isso, derrame um pouco de parafina no molde e mova-o com movimentos circulares suaves. Posteriormente, retire a parafina sobrante. Repita o processo várias vezes até que tenhas todas as camadas.

8. Alisar o borde superior para que fique liso e perfeito. Deixa-o que se esfrie por completo para poder desmoldar. Para isso terás que separar as duas partes dos moldes.

9. Para que a superfície da luminária fique mais bonita, pode lixa-la ligeiramente com uma esponja.

10. Derreta um pouco de parafina e preencha o fundo da luminária para que se assente perfeitamente.

Como fazer luminárias com moldes de silicone

A continuação te mostramos como fazer luminárias com moldes de silicone e te damos duas opções diferentes para terminá-los: Colados ou Costurados. Ficam muito originais, então encarra esse desafio para colocar em prática esta técnica! Para começar te mostramos como fazer o acabamento colado:

  1. Fundir a cera como já explicamos nos tutoriais anteriores.
  2. Adicionar corante a gosto e remover bem para que fique bem homogêneo.
  3. Preencher o molde e esperar que se sequem bem as paredes para assim, poder desmoldar. Terás que fazer quatro placas, por isso este processo terá que ser repetido algumas vezes.
  4. Quando as 4 placas estiverem prontas, passe ferro nas laterais para que se peguem melhor.
  5. Aplicar cola para velas nas zonas das paredes que serão unidas e pressionar ligeiramente para que se colem bem.
  6. Deixar secar durante algumas horas.
  7. Voltar a fundir um pouco de parafina para fazer a base da luminária.
  8. Colocar a casinha sobre uma superfície lisa, aplicar desmoldante no fundo e derramar cera fundida para selar a base.

Agora vejamos como fazer os costurados. O passo a passo é muito similar, somente muda a finalização.

1. Uma vez feitas todas as placas de cera. Faça dois buraquinhos em cada lado das paredes com a ajuda de uma vareta guia.

2. Passe a corda de cânhamo polida pelos buracos para ir “costurando” a luminária e faça a finalização que mais goste.

Agora só falta que te animes a colocar em prática alguma destas técnicas. Se tiveres qualquer dúvida, não cogites em entrar em contato conosco. Para estar por dentro de todas a publicações segue-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Google+. Se inscreva também em nosso canal do YouTube.

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Necesita estar de acuerdo con los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menú