Artesanato de Natal, Faça detalhes

DECORAÇÃO PARA A MESA DE NATAL

Em uma bonita decoração de mesa de Natal as velas são imprescindíveis, já que ajudam a criar ambientes íntimos e relaxados. E ademais desprendem um agradável aroma, muito melhor, né?!…

DECORAÇÃO PARA A MESA DE NATAL

Em uma bonita decoração de mesa de Natal as velas são imprescindíveis, já que ajudam a criar ambientes íntimos e relaxados. E ademais desprendem um agradável aroma, muito melhor, né?! Uma das formas mais simples e limpa de colocar as velas na mesa é utilizando um porta-velas. Existem de diferentes formas, tamanhos e materiais. Clássicos, modernos, com pinhas, … Nesta ocasião ensinaremos a fazer um muito original e bonito, em forma de casinhas.

Anote os materiais necessários para fazer estes porta-velas em casa:
  • Resina hidrossolúvel (1 kg): Resina especial, de grande qualidade, para fazer figuras com uma textura muito similar à cerâmica. Resina de cor branco puro, ideal para ambientadores decorativos. Se trata de uma resina acrílica em pó que se caracteriza por secar mais rápido e que tem maior resistência. Não tem cheiro, nem contamina. Na hora de usar esta resina para figuras haverá que respeitar a proporção: 100g de resina por 28g de água. Sempre colocar a resina sobre a água. Para que as figuras sejam aromáticas se poderá pulverizar uma mistura de essência (30%) e álcool 96º (70%), nas figuras já prontas. Também é possível dar um toque de cor na resina hidrossolúvel, com os pigmentos disponível em Gran Velada. Também os moldes de silicone proporcionarão as formas desejadas.
  • Água (280g)
  • Molde porta-velas casa pequena: Com este molde é possível elaborar bonitos porta-velas- DIY. Se trata de um molde de silicone em forma de casa com um orifício para colocar a vela. Se caracteriza por ser resistente, flexível e anti-aderente. Com ele se poderá fazer elaborações de maneira fácil, sem necessidade de utilizar desmoldante e que durará muitos usos. Ademais, permite trabalhar com vários materiais com resina hidrossolúvel, cimento, … Fazer porta-velas caseiros com este molde é muito simples. Basta apenas verter o material escolhido e deixar secar. O molde vem com várias aberturas para facilitar o desmoldado. Para ser utilizado não precisa tirar as borrachas. Quando os porta-velas estiverem prontos, é só colocar uma vela e pronto. Uma decoração diferente e bonita para o seu lar.
  • Mica ouro: para fazer velas e artesanatos. Tem origem mineral. Se trata de um pó perolado que pode ser utilizado para elaborar e decorar velas e fazer todo o tipo de artesanatos. As micas aportam cor e um extra de brilho. São muito simples de utilizar, proporcionarão um acabamento único e vistoso. A mica se vende a granel, com descontos por quantidade.
  • Verniz matte incolor para velas: deixam as velas com uma textura diferente. Este verniz não aporta cor, mas ajuda deixar a superfície das velas perfeita, pois dissimula possíveis imperfeições. Este verniz é de fácil aplicação e seca rápido. Com ele é possível mudar o aspecto das velas de forma rápida e simples. Nossa recomendação é que seja aplicado através da técnica de imersão, tal e como detalhamos a seguir. Ademais, a superfície da vela tem que estar bem limpa. Se trata de um verniz de qualidade que não afetará a combustão da vela. Ademais, não produz cheiro durante a combustão.
  • Molde casinha porta-velas grande: com ele é possível elaborar uns bonitos porta-velas DIY. Se trata de um molde de silicone em forma de casa com um orifício para colocar a vela. Se caracteriza por ser resistente, flexível e anti-aderente. Com ele se poderá fazer criações facilmente, não é necessário usar desmoldante e durará para múltiplos usos. Ademais, permite trabalhar com vários materiais como resina hidrossolúvel, cimento… Fazer porta-velas caseiro com este molde é super simples. Basta apenas verter o material escolhido e deixar secar. O molde vem com várias aberturas para facilitar o desmoldado. Para ser utilizado não precisa tirar as borrachas. Quando os porta-velas estiverem prontos, é só colocar uma vela e pronto. Uma decoração diferente e bonita para o seu lar.

Neste caso escolhemos por fazê-los em branco e pintar detalhes com as janelas ou as portas em douradas. Para isso escolhemos resina hidrossolúvel, um material de qualidade e resistente, mas tem em conta que podem fazer com cimento, umas das tendências decorativas do momento.

Para aprender a fazeras velas coloridas pora colocar nas casinha, é facil, clique neste link e acesse o tutorial e passo a passo.

Também poderá elaborar círios em casa para que sejam personalizados e fiquem de acordo com a decoração que foi elegida. Se te animas a fabricá-los é necessário:

  • Parafina 56º (80g) é um tipo de parafina básica que é usada para fazer vela em recipiente ou talhadas. Tem umas qualidades muito semelhantes da parafina 58º, mas a parafina 56º funde um pouco mais rápido. Se pode utilizar para fazer velas talhadas, no entanto nós de Gran Velada recomendamos que para fazer este tipo de vela, a mais apropriada é a GV-12. Ao ser uma parafina básica, e a depender do tipo de vela utilizada, haverá que adicionar certos aditivos para que as velas tenha melhor consistência, superfície ou durabilidade. Este tipo de parafina é transparente e são vendidas em forma de pérolas. É muito elástica e brilhante o qual garante um excelente acabamento na vela. Podem ser adicionados aditivos que melhoram a dureza e consistência da vela, por isso sempre deve ter em mente o tipo de vela que deseja fazer antes de usar parafinas e aditivos. Esta parafina é de baixo ponto de fusão (50-56º) por isso a durabilidade da vela acendida é muito curta. Se emprega para moldar, para fazer velas em fracos ou recipientes.
  • Ácido esteárico para velas: também conhecido como estearina para velas, é um aditivo que se mistura com a parafina para endurecer as velas e conseguir que durem mais tempo acendidas. É recomendado que o ácido esteárico seja adicionado à parafina, durante a elaboração artesanal, para aumentar a dureza, o brilho e a opacidade. Ademais, ajuda a eliminar os grumos para que a vela fique perfeitamente lisa. Por isso as velas de estearina têm maior qualidade.
  • Essência aromática (à gosto): com estas essências se podem perfumar a sua casa com a sua fragrância preferida. Em Gran Velada contamos com mais de 300 aromas, que têm toques cítricos, frutados, doces, florais, especializados, ervas, madeirados… Também dispomos de essências marinhas, de bebidas, de natal, exóticas, infantis e extra concentradas. Estas ultimas são ideais para este tipos de elaboração já que conseguiremos um plus de aroma. Com as essências desta sessão poderás fazer velas com aroma a café, chocolate, coco, hortelã, lavanda, maçã, lima, chá verde, baunilha, brisa marinha, maracujá, flor de algodão… Encontrarás desde essência com mais talco e suaves a outras mais intensas e penetrantes. Fazer velas aromáticas é muito fácil. Por isso que elaborá-las de forma caseira permite personalizá-las à gosto. Basta escolher desde a cera ou parafina, a essência, a cor e o recipiente. Um dos aspetos fundamentais destas velas é o aroma, pois dependerá da escolha de cada um para criar um ambiente ou outro. Pois existem essências que proporcionam o relaxamento, outras que ajudam a criar atmosferas íntimas e algumas que fomentam a criatividade.
  • Corante líquido para velas: A principal vantagem dos corante líquidos é que já estão diluídos, o que facilita muito na hora da elaboração artesanal das velas. Estes corantes são muito cómodos e já estão preparados para adicionar a parafina líquida. Eles proporcionarão core muitos bonitas, de forma rápida e simples. Os corantes líquidos para velas de Gran Velada estão disponíveis em embalagens de diferentes formatos e todos muito práticos. Isso porque vêm com uma tampa goteira para que se possa adicionar o corante pouco a pouco.
  • Pavio encerado 2-3 cm: Se vende a metros. Se trata de um pavio de algodão, banhado em parafina, pronto para ser colocado na vela. Neste caso é indicado para velas de pouca espessura. O pavio encerado é um dos mais utilizados para fazer velas e um material imprescindível na sua elaboração, já que, se é responsável por fazer a queima corretamente. Escolher por uma espessura ou outra, dependerá do diâmetro que a vela terá, e de outros fatores importante, como o ponto de fusão da cera.
  • Molde velas candelabro: de plástico, com o qual se poderá fazer de maneira rápida, simples e personalizadas as velas candelabros. O molde está fabricado de polipropileno, um material parecido ao plástico que é muito resistente ao calor. Aguenta temperaturas cerca dos 100ºC. Se trata de um molde sólido, forte e duradouro. Este molde para velas de círios se vende em peças e é muito fácil de montar.
  • Desmoldante: um produto de origem mineral para velas, sabonetes e luminárias. Se trata de um desmoldante líquido, muito simples e prático de usar, que há que espalhar sobre a superfície do molde que vai estar em contato com a cera ou o sabão. Este desmoldante para velas e sabões cria uma fina capa no molde e evita que a figura fique grudada. É ideal para facilitar o desmoldado das velas, luminárias e sabões feitos em casa. Importante! É fundamental espalhar bem o desmoldante para sabões e velas com um pincel ou um pano, para que não fiquem manchas na figura final. Este desmoldante líquido também servirá para fabricar os seus próprios moldes de silicone, ao ajudar a desmoldar as matrizes sem rompe-las. O ideal para moldes metálicos, de plástico ou metacrilato.

Como fazer decoração de mesa para Natal

  • Em um recipiente amplio, pesar a resina. Para a casinha grande é necessário 550 g e para a pequena 400g.
  • Adicionar água da torneira, de acordo com a proporção: 28g de água por cada 100g de resina.
  • Remover até conseguir uma pasta fina e sem grumos. Este passo pode demorar vários minutos
  • Uma vez que a pasta estiver pronta, encher o molde. Primeiro até a metade, agitar o molde para evitar bolhas. A seguir, encher por completo e deixar secar.
  • É necessário cerca de três horas, a depender da temperatura ambiente. Desmoldar com cuidado. Pressionar pela base do molde, deixar secar ao ar livre por mais algumas horas.
  • Quando as figuras estiveram sólida e seca, desmoldar com cuidado. Deixar secar ao ar livre por pelo menos 3-4 horas. Com um lixa se poderá desmoldar as imperfeições da base…
  • Agora decorar a casinha. Para isso, misturar um pouco de mica ouro com verniz matte para velas e com a ajuda de um pincel aplicar a mistura dentro das janelas e porta.
  • Basta colocar uma vela de candelabro na zona da chaminé e acender o pavio.

Pronto! Agora você tem estas charmosas casinhas para somar à sua decoração natalina!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menú