Fazer Sabonetes, Sabonetes naturais

Tintura de benjoim para sabonetes

Sabia que a tintura de benjoim para sabonetes ajuda a que o aroma dos óleos essenciais seja mais duradouro? Na continuação te ensinaremos como usá-la e te mostramos uma receita…

Tintura de benjoim para sabonetes

Sabia que a tintura de benjoim para sabonetes ajuda a que o aroma dos óleos essenciais seja mais duradouro? Na continuação te ensinaremos como usá-la e te mostramos uma receita passo a passo. Conseguirá que o cheiro dos teus sabões naturais durem por mais tempo.

Se alguma vez pensou em como conseguir que o aroma dos teus sabonetes seja mais duradouro, não perca, esta dica. Apenas necessitará adicionar na sua receita a tintura de benjoim. É superfácil! Neste post te explicamos como fazer, quanto se deve utilizar e te mostramos um tutorial fácil. Segue com a leitura e não perca os detalhes.

Na loja online de Gran Velada esta disponível a tintura de benjoim de boa qualidade para os seus produtos artesanais. Adquira esta tintura e comprova os resultados em primeira mão! Ademais, estão à sua disposição todos os ingredientes e materiais que necessitará para criar os seus próprios sabonetes.

A tintura de benjoim é um macerado desta resina em álcool. Na cosmética, a tintura de benjoim se usa como conservante natural, como ativo e como fixador de aromas. E é precisamente nesta aplicação que vamos focar, porque é a que mais nos interessa desde o ponto de vista dos sabões DIY.

Basicamente, a tintura de benjoim para sabonetes se utiliza para fixar os aromas dos óleos essenciais. Se usa sobre tudo em sabões de óleo para garantir que o aroma dure mais tempo. Ao usá-la é comum ter algumas dúvidas, por isso vamos te ajudar para que possa utilizá-la sem nenhum problema.

Qual é a quantidade que se adiciona?

A porcentagem recomendada é de até 5% do peso total dos óleos essenciais. É muito importante ter em conta que esta porcentagem se refere ao peso dos óleos essenciais. Quer dizer, se adiciona 10 g de óleos essenciais, há que calcular os 5% destes 10g, que neste caso seria 0,5. Respeitar a dose é muito importante porque ao adicionar muita quantidade pode cortar a traza e escurecer a cor final do sabonete.

Quando se incorpora?

A tintura de benjoim para sabonetes deve ser adicionada ao trace justo depois dos óleos essenciais, desta forma ajudará a fixar o aroma.

Se pode adicionar em qualquer receita?

Sim, sempre que respeite a percentagem de uso aconselhado. Na hora de trabalhar com a tintura de benjoim há que sempre ter em conta que acelera a traza, assim que há que colocar, remover e verter rapidamente no molde.

Funciona também com essências aromáticas?

É um produto aconselhado para óleos essenciais. Tanto as essências quanto a tintura de benjoim aceleram a traza, portanto a combinação de ambas pode dificultar muito a elaboração do sabonete.

Sabonetes com tintura de benjoim

Na continuação te mostramos uma receita de sabonete com tintura de benjoim. Se trata somente de um exemplo, já que esta tintura pode ser incorporada em qualquer elaboração artesanal. Lembre-se, é importante respeitar as doses de uso recomendado.

Estes são os ingredientes que utilizamos para fazer um sabonete com tintura de benjoim:

Neste caso, se trata de uma elaboração muito básica porque o objetivo é somente te mostrar como funciona e como se usa a tintura de benjoim. Lembre-se que pode adicionar a tintura na receita que preferir. Portanto, uma vez visto como se utiliza, basta apenas adaptá-la nas tuas elaborações.

Tudo o que é necessário para preparar os seus sabões em casa, está à disposição na loja online de Gran Velada. Nela, encontrará matérias-primas de qualidade para que possa fazer as receitas que mais goste.

Como usar a tintura de benjoim para sabonetes

Vejamos como usar a tintura de benjoim para sabonetes. No seguinte vídeo te mostraremos o passo a passo. Lembre-se que ao preparar sabonetes de óleo em casa é necessário usar luva, óculos e máscara. Além de trabalhar num lugar ventilado.

Num recipiente apto para temperaturas altas, pese a água desmineralizada e incorpore a soda caustica. Deve misturar até que a soda se dissolva, e após deixá-la repousar num lugar ventilado para que a temperatura baixe.

1. Em outro recipiente, misture os óleos vegetais e os aqueça à fogo baixo.

2. Quando o alvejante (soda + água) estiver na mesma temperatura que os óleos, entre 45 e 55 °C deverá juntá-los. Para isso, verte a soda sobre os óleos.

3. Comece a bater até conseguir a traza

4. Adicione a vitamina E e misture com uma espátula.

5. Incorpore o óleo essencial e logo após adicione a tintura de benjoim. Remova rápido porque se pode acelerar a traza.

6. Encha o molde e deixa secar por pelo menos 24 horas. Passado o tempo, desmolda e a corta em pastilhas.

7. Deixa saponificar 40 dias e estará pronto para utilizar.

Agora que já sabe como usar a tintura de benjoim para sabonetes, apenas falta que te animes a incorporá-la na tua receita. Quer ver mais tutoriais? No blog de Gran Velada, se encontram infinitas ideias para que possa elaborar em casa sem nenhum tipo de problema.

Para qualquer consulta ou se quiser nos contar como foi sua experiência, pode fazer através do apartado de comentários. Também pode nos escrever através do email support@granvelada.com ou ligar para 976867474.

Para estar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma das nossas publicações, nos siga nas redes sociais: facebook, instagram, twitter e pinterest e se inscreva no nosso canal do YouTube.

Até a próxima!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right