Diferença oleo essencial e esencia aromatica
Truques e tips cosmético

Diferença entre óleo essencial e essência aromática

Descubra quais são as principais diferenças entre o óleo essencial e a essência aromática, desta forma saberá qual é o melhor para cada preparação. Explicamos o que é cada produto…

Diferença entre óleo essencial e essência aromática

Descubra quais são as principais diferenças entre o óleo essencial e a essência aromática, desta forma saberá qual é o melhor para cada preparação. Explicamos o que é cada produto e como eles diferem. Não perca detalhes!

Uma dúvida muito comum na hora de fazer algumas elaborações em casa é quais são as diferenças entre o óleo essencial e a essência aromática. E nem sempre está claro o que é cada produto e para que é utilizado. Continue lendo e você encontrará todas as informações!

óleo essencial

Os óleos essenciais são de origem natural e são obtidos a partir de plantas ou de certas frutas. Eles são usados ​​por seu aroma e por suas propriedades. Com eles você pode fazer:

  • Velas
  • Ambientadores
  • Perfumes naturais
  • Sabonetes
  • Cosméticos (cremes, óleos de massagem, shampoos …)

Te ajudarão a fazer com que suas preparações tenham um aroma natural muito agradável e também lhes darão propriedades. Cada óleo essencial tem certos benefícios para os cuidados com a pele e os cabelos, além disso devemos agregar as propriedades relacionadas à aromaterapia. E é que cada óleo essencial oferece benefícios no campo das emoções e estados de animo.

Claro que, ao comprar óleos essenciais, é muito importante certificar-se de que são 100% puros e naturais, como os que encontrará na loja online Gran Velada. Para que assim seja, é fundamental ver como foram obtidos. Existem dois métodos de extração: por destilação a vapor (para as plantas) ou por compressão (no caso das frutas). Só assim podem ser obtidos puros, sem qualquer tipo de aditivo.

Qualquer um dos dois processos é muito trabalhoso, pois a proporção de óleo essencial em cada planta é mínima. Por exemplo, para obter 1 kg de óleo essencial de lavanda, você precisa de cerca de 200 kg de flores frescas. Esses valores explicam o preço dos óleos essenciais.

Por serem tão concentrados, nunca devem ser aplicados diretamente na pele ou no cabelo e a dose de uso é baixa. Além disso, eles não podem ser ingeridos.

Ao usar óleos essenciais, é muito importante seguir as recomendações do fabricante e respeitar a porcentagem de uso recomendada. Estas informações variam de acordo com o óleo essencial, portanto, devem ser consultadas nas especificações técnicas de cada produto.

Essências aromáticas

As essências aromáticas são misturas concentradas de substâncias de origem natural e sintética que conseguem recriar um determinado aroma. A variedade é imensa! Desde os aromas mais clássicos, como coco, baunilha ou chocolate, até misturas únicas como champanhe e morango, melão pepino ou pipoca.

Ao contrário dos óleos essenciais, as essências aromáticas são usadas apenas para perfumar, pois não contêm princípios. Seu único propósito é fazer com que o preparo que você vai fazer cheirar maravilhosamente bem. Com eles você pode se preparar:

  • Ambientadores
  • Velas
  • Sabonetes
  • Cosméticos
  • Perfumes

Uma das grandes vantagens de apostar nas essências aromáticas é que a gama de fragrâncias é muito ampla. Na verdade, na loja online Gran Velada encontrará mais de 300 referências com aromas incríveis.

Assim como acontece com os óleos essenciais, é importante respeitar a dose de uso recomendada e seguir as recomendações do fabricante. É claro que, no caso das essências aromáticas, a quantidade a adicionar é geralmente maior do que a dos óleos essenciais.

CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR TODAS AS ESSÊNCIAS AROMÁTICAS

Principais diferenças entre óleo essencial e essência aromática

Agora que você sabe o que é cada produto e para que é utilizado, vamos ver as principais diferenças entre óleo essencial e essência aromática:

A origem: os óleos essenciais são naturais, enquanto as essências aromáticas misturam ingredientes de origem natural e sintético. Na sua fabricação são utilizados produtos sintéticos seguros, ou seja, são adequados para uso em cosméticos e não são prejudiciais. São desenvolvidos em laboratórios especializados e atendem às exigências cosméticas.
As propriedades: os óleos essenciais contêm ingredientes ativos e, portanto, fornecem propriedades. No entanto, as essências aromáticas não trazem nenhum benefício.
O preço: embora os óleos essenciais sejam caros devido à dificuldade de obtê-los, as essências aromáticas são muito mais acessíveis.
A variedade: você encontrará dezenas e dezenas de essências aromáticas, porém a gama de óleos essenciais é muito mais limitada.
Na prática!

Se você quiser preparar um ambientador com aroma de guloseimas ou mojito, nunca seria possível fazê-lo com óleos essenciais e sim com essências aromáticas.

E se você quiser fazer um sabonete de lavanda? Se você está procurando apenas cheirar a lavanda, então a melhor opção é usar a essencia aromatica. Agora, se o que você quer é desfrutar de suas propriedades, então aposte no óleo essencial. O mesmo aconteceu no caso de uma vela.

Esperamos que as diferenças entre o óleo essencial e a essência aromática tenham ficado claras para você. Se você tiver alguma dúvida, pode enviá-la para nós através da seção de comentários, enviando um e-mail para support@granvelada.com ou ligando para 976867474.

No blog Gran Velada você encontrará outras dicas que o ajudarão com seus preparos caseiros e se quiser ver receitas passo a passo pode visitar nossos blogs: Hacer cremasHacer JabonesHacer Velas e Hacer Detalles.

Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma de nossas publicações, cadastre-se no nosso canal de YouTube e siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Até a próxima!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right