pavios para velas
Fazer velas

Pavios de vela: qual devo usar?

Os pavios de velas muitas vezes levantam muitas questões: que tipos existem? Qual devo usar? Qual diâmetro é apropriado para minha vela? Respondemos a todas essas perguntas e muitas mais…

Pavios de vela: qual devo usar?

Os pavios de velas muitas vezes levantam muitas questões: que tipos existem? Qual devo usar? Qual diâmetro é apropriado para minha vela? Respondemos a todas essas perguntas e muitas mais a seguir. Leia e aprenda tudo o que você precisa saber sobre pavios de vela!

O pavio é um elemento fundamental na hora de fazer velas e uma boa escolha é muito importante para que a combustão seja correta. Qual é a sua função? Faça com que a vela acenda e a cera derreta aos poucos.

Na loja online Gran Velada encontra um catálogo completo de pavios de velas: encerados, ecológicos, algodão trançado, planos, especiais para velas de chá … A seguir explicamos as suas características e para que tipo de preparação cada um se recomenda.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR PAVIOS PARA VELAS

tipos de pavios para velas

Existem vários tipos de pavios de vela e cada um deles é recomendado para diferentes elaborações, portanto, dependendo da vela que você vai fazer, deverá escolher um ou outro. Vamos conhecer cada um deles!

  • Pavio encerado: é um pavio de algodão embebido em parafina, que está pronto para ser colocado na vela. É o mais comum na hora de fazer velas e funciona muito bem para fazer velas perfumadas, velas decorativas com formas, velas, velas candelabros …
  • Pavio de algodão sem cera: é natural, feito de algodão e é utilizado principalmente na fabricação de velas naturais e velas esculpidas. Pode ser usado sem depilação, mas recomendamos encerá-lo porque acende muito melhor.
  • Pavio ecológico: é uma mecha redonda de algodão não parafinado, com coração de raiom, confeccionada em papel de eucalipto. É utilizado principalmente para fazer velas ecológicas, de massagem ou naturais.
  • Pavio plano: é feito de algodão e é ideal para fazer velas grandes com um diâmetro entre 10 e 15 cm.
  • Pavio de vela de chá: pavio especial usado para fazer pequenas velas, pois ajuda a vela a queimar lentamente e durar mais tempo. É um pavio trançado que é aconselhável encerar com a mesma cera que será usada para fazer as luzes do chá.
  • Pavio de vela em gel: pavio encerado que dá muito bons resultados com a parafina em gel, pois não altera suas propriedades, principalmente sua transparência.

que pavio devo usar?

Agora que você sabe quais são os tipos de mecha e para que elaboração cada uma delas é recomendada, é hora de explicar como escolher bem a espessura. Fazê-lo bem é essencial para uma boa combustão.

Para a escolha do diâmetro do pavio, três aspectos devem ser levados em consideração, principalmente:

  • Qual será o diâmetro da vela acabada.
  • O ponto de fusão da cera usada.
  • O uso de aditivos

Além disso, deve-se levar em consideração que outros fatores como a temperatura ambiente ou o corante utilizado podem influenciar, por isso não é uma ciência exata. É claro que, com as orientações que fornecemos a seguir, será mais fácil para você saber quais destaques escolher.

Para saber o diâmetro da vela é preciso medir a largura do molde que vai usar ou do recipiente. Por exemplo, se a vela vai ter cerca de 6 centímetros de largura, seria aconselhável escolher um pavio de 6 a 7 centímetros.

Nem sempre é o caso, pois outros fatores, como o ponto de fusão da cera, desempenham um papel. Quanto mais alto for o ponto de fusão da cera, mais difícil será e, portanto, custará mais para queimar. Por esse motivo, a vela pode precisar de um pavio um pouco mais grosso.

O mesmo vale para aditivos. A maioria tem um alto ponto de fusão e é usada precisamente para enrijecer velas. Por esta razão, se um aditivo for adicionado, é comum escolher um diâmetro de pavio maior.

Na prática! Por exemplo, para fazer uma vela de 7 cm de diâmetro com parafina de 74º é aconselhável usar um pavio de 8-9 cm. Porém, se você estiver fazendo uma vela de 7 cm com cera de soja de baixo ponto de fusão, o ideal seria usar um pavio de 6 a 7 cm.

Como pôr o pavio para velas

Agora vamos ver como colocar os pavios de vela! No vídeo a seguir, mostramos as técnicas mais comuns e as explicamos passo a passo:

  • Enfiar o pavio: ideal para trabalhar moldes de silicone, plástico ou metacrilato. Tem que inserir o pavio através do orifício do molde na base, passá-lo de um lado para o outro e segurá-lo na outra extremidade com um porta-pavio. Alguns moldes de silicone podem não ter o orifício, mas podem ser facilmente feitos em casa com um objeto pontiagudo.
  • Haste guia + suporte de pavio: Quando o molde não tem base, uma haste de guia é colocada no centro e mantida no topo com um suporte de pavio. Um pouco de cera é derramada sobre a base para selá-la e após alguns segundos de espera o molde está completamente preenchido. Para retirar a barra guia, pode servir-se de um alicate e só terá de colocar o pavio no orifício deixado pela barra guia. Essa técnica é a mais comum na hora de fazer velas, velas grandes … Enfim, quando se usa moldes de PVC.
  • Uma vez terminada a vela: em alguns casos, principalmente em velas de pequeno porte, o pavio pode ser colocado no final da elaboração com o auxílio de uma haste guia. Encha a forma, espere que solidifique e, sem esfriar completamente, retire a vela da forma. Deve ser feito no momento certo: quando estiver sólido o suficiente para não quebrar, mas ainda quente por dentro para poder furar a vela com a haste guia e assim colocar o pavio sem problemas.
  • Velas em recipiente: para velas de vidro, existem duas opções. O mais simples é inserir o pavio diretamente no centro da vela quando a camada superior começar a solidificar, mas o interior ainda estiver quente. Com a segunda técnica, o pavio é colocado primeiro e depois a roupa é lavada. Nesse caso, o pavio é cortado no tamanho do vidro e inserido em um orifício. É colado ao fundo do vidro bem centrado e preenchido com cera.

Como encerar mechas de algodão?

Antes, comentamos que é aconselhável encerar as mechas de algodão para que queimem melhor. Você quer ver como? Não perca os detalhes do tutorial a seguir e você verá que é muito fácil, na verdade levará apenas uns minutos.

  1. Corte o pavio no comprimento que você precisa e deixe uma pequena margem para conseguir segurá-lo bem.
  2. Derreta a cera em fogo baixo e quando derreter transfira para um recipiente alto para funcionar melhor. É aconselhável encerar o pavio com a mesma cera que vai usar para a sua elaboração.
  3. Mergulhe o pavio na cera, retire e aguarde uns segundos. Você pode repetir esse processo várias vezes, dependendo da espessura do pavio.
  4. Quando o pavio estiver encerado, deixe esfriar completamente e estará pronto para usar.

O que acontece se o pavio não for adequado?

Se o pavio não for o correto, é mais provável que a vela não queime bem. Pode formar uma poça de cera derretida porque queima muito rápido ou pode queimar apenas parte da vela porque não tem força suficiente para derreter toda a cera.

Tem solução? Na maioria das vezes sim, já que com um pouco de habilidade o pavio pode ser removido. Se perceber que não queima bem, substitua por outro de espessura menor ou maior e verifique o resultado.

Na Gran Velada fabricamos velas artesanais há muitos anos e a experiência é elevada, por isso dizemos com toda a franqueza que não existe uma fórmula exata e infalível para escolher a espessura do pavio. Aconselhamos sempre fazer pequenos testes antes de fazer velas em grande escala.

Na Gran Velada oferecemos aconselhamento personalizado gratuito, por isso não hesite em contactar-nos se precisar de ajuda. Lembre-se que em nossa loja online você encontrará uma grande variedade de pavios de velas e todos eles se destacam pela qualidade e versatilidade. Também colocamos ao seu alcance todos os materiais de que necessita para fazer velas em casa.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MANUAL GRATUITO

Para ver tutoriais passo a passo, vá para o blog Hacer Velas e você descobrirá dezenas de ideias para fazê-las em casa. Além disso, no blog de Gran Velada você tem dicas e truques relacionados ao handmade.

Se você quer estar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma de nossas publicações, cadastre-se no nosso canal no Youtube e siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Até a próxima!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right