ativos para nao misturar em cosmeticos
Truques e tips cosmético

Ingredientes que não devem ser misturados em cosméticos

Tome nota dos ingredientes que não devem ser misturados em cosméticos! São ativos incompatíveis entre si e, por isso, nunca devem ser usados ​​juntos na mesma preparação. Continue lendo e…

Ingredientes que não devem ser misturados em cosméticos

Tome nota dos ingredientes que não devem ser misturados em cosméticos! São ativos incompatíveis entre si e, por isso, nunca devem ser usados ​​juntos na mesma preparação. Continue lendo e não perca os detalhes.

Na hora de preparar teus cosméticos em casa, é importante ter em mente que existem ingredientes que não devem ser misturados, seja porque quando se juntam, o efeito é anulado ou porque juntos podem ser muito agressivos para a pele . Seja qual for o motivo, saber quais ativos nunca combinar é fundamental, então vamos ver.

Vitamina C + ácidos AHAs

A vitamina C e os alfa-hidroxiácidos (AHAs) não podem fazer parte da mesma receita porque os benefícios da vitamina C serão anulados e podem causar irritações na pele e manchas. O que são AHAs ácidos? Ácido glicólico, ácido láctico, ácido málico, ácido tartárico, ácido cítrico e ácido mandélico.

A vitamina C atua com um pH baixo, inferior a 4. Na introdução de outro ácido, o pH muda e, na maioria dos casos, o efeito da vitamina C é anulado, por isso é aconselhável não misturá-los.

Se quiser desfrutar das propriedades destes ingredientes, o melhor é que os utilize para fazer cosméticos diferentes e os utilize em ocasiões diferentes. Desta forma, você não terá que abrir mão dos benefícios de nenhum deles.

Vitamina C + ácido salicílico

O mesmo que aconteceu no caso anterior ocorre com a vitamina C e o ácido salicílico, por isso também fazem parte da lista de ingredientes que nunca devem ser misturados.

O ácido salicílico é um ácido BHA ou beta-hidroxy-ácido, ativo com ação querolítica que auxilia na eliminação das células mortas. Quando misturado com vitamina C, o pH será alterado e sua eficácia será perdida, portanto, é melhor usá-los separadamente.

Vitamina C + niacinamida

Esta mistura também é incompatível por problemas de pH, neste caso porque a niacinamida se inibe muito com pH ácido, ao contrário do que acontece com a vitamina C, já que não é possível misturar.

E se você fizer? As propriedades de ambos os ativos são perdidas e podem causar irritação na pele e até erupções cutâneas. Usados ​​separadamente, são excelentes ingredientes ativos no tratamento de manchas e cicatrizes, embora não sejam a melhor opção.

A niacinamida em pH ácido, inferior a 4, é transformada em ácido nicotínico e pode causar vermelhidão na pele, portanto, os produtos de niacinamida são formulados em pH neutro para a pele (5,5-6 aprox.). No entanto, como comentamos anteriormente, a vitamina C precisa de um pH ácido para ser eficaz, por isso são ingredientes que não devem ser misturados.

Vitamina C + retinol

Os dois princípios ativos são eficazes no combate aos sinais de envelhecimento, mas juntos podem ser muito irritantes para a pele, por isso nunca devem ser incluídos na mesma receita. Além disso, eles são eficazes em diferentes pH, portanto, suas propriedades podem ser alteradas se forem colocados juntos.

O mais aconselhável é usar vitamina C para formular cosméticos durante o dia, pois ajudará a reforçar a proteção contra os raios solares, e retinol nas formulações à noite porque pode ser fotossensibilizante.

Retinol e ácidos

A mistura de retinol e ácidos é um risco para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis. Esses ingredientes se destacam por sua ação esfoliante e juntos podem ser muito agressivos. Além disso, o retinol penetra melhor na pele com um pH neutro e não ácido.

Tanto o retinol quanto os ácidos têm propriedades regenerativas muito poderosas, mas quando misturados podem alterar a barreira da pele e causar irritação excessiva. Isso ocorre tanto com AHAs quanto com ácido salicílico.

Se quiser desfrutar dos dois princípios ativos há duas maneiras de fazê-lo: formular um cosmético com retinol e outro com ácido e alternar os dias de uso ou usar um pela manhã e outro à noite. Lembre-se de que o retinol é sempre melhor para produtos noturnos.

Ácido salicílico + ácido glicólico

Ambos princípios ativos se destacam pela ação querolítica, ou seja, auxiliam na eliminação das células mortas da camada externa da pele. Quando unidos, geram uma esfoliação muito abrasiva que irrita a pele e pode até inflamar.

E é que como dizemos muitas vezes, mais nem sempre significa melhor e este caso é um excelente exemplo. Ao adicionar dois princípios ativos com propriedades muito semelhantes, conseguimos que o efeito seja prejudicial à pele, por isso é aconselhável utilizá-los para formular diferentes cosméticos.

Óleo facial + ácido hialurónico

Nesse caso não são dois ingredientes como tais, mas pareceu-nos interessante enfatizar isso. Na rotina diária de beleza, você não deve aplicar um óleo facial e depois um cosmético que contenha ácido hialurônico.

O motivo? Os óleos são mais densos, por isso impedem que as propriedades do ácido hialurônico penetrem na pele. Ao permanecer apenas na superfície, não cumprirá a sua ação hidratante, anulando a sua eficácia.

Ativos que não devem ser misturados

Esperamos que este artigo sobre os ingredientes que não devem ser misturados em cosméticos seja útil para você e o ajude a esclarecer algumas de suas dúvidas. Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco através da seção de comentários, enviando um e-mail para support@granvelada.com ou ligando para 976 867 474.

No blog Hacer Cremas você descobrirá infinitas receitas que têm esses ingredientes como protagonistas. Dê uma olhada e vá em frente e coloque-os em prática! Além disso, no blog Gran Velada você descobrirá dicas, truques e dicas relacionadas ao mundo da beleza.

Na loja online Gran Velada você tem ingredientes de qualidade ao seu alcance para fazer seus preparativos cosméticos. Encontrará uma vasta gama de produtos para poder fazer cosméticos à la carte adaptados às necessidades da sua pele.

Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma de nossas publicações, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Até logo!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right