ingredientes cosmeticos
Truques e tips cosmético

Ingredientes cosméticos: fotossensíveis ou fotossensibilizantes?

Você sabe a diferença entre ingredientes cosméticos fotossensíveis e fotossensibilizantes? A seguir, desmontamos alguns mitos e lhe damos as chaves para que você saiba quais ingredientes devem ser evitados se…

Ingredientes cosméticos: fotossensíveis ou fotossensibilizantes?

Você sabe a diferença entre ingredientes cosméticos fotossensíveis e fotossensibilizantes? A seguir, desmontamos alguns mitos e lhe damos as chaves para que você saiba quais ingredientes devem ser evitados se for tomar sol.

Ao formular seus cosméticos em casa, é muito importante ter em mente que existe uma série de ingredientes cosméticos fotossensíveis e outros fotossensibilizantes ou fotossensibilizantes. É muito importante deixar claro que não são iguais e aprender a diferenciá-los. Aqui, damos-lhe todas as chaves!

ingredientes cosmeticos fotosensiveis

Ingredientes cosméticos fotossensíveis são aqueles que se degradam em contato direto com o sol. São produtos sensíveis à luz que, ao entrarem em contato com ela, perdem suas propriedades. Normalmente eles oxidam, sua eficácia é reduzida e estragam.

O fato de um produto ser fotossensível não significa que, se você usá-lo, ele irá causar manchas. Nesse caso, é o próprio ingrediente que é danificado pelo contato direto com a luz. Mais comumente, a cor, a textura e até mesmo as alterações de cor. Ele também perde suas propriedades e não é mais eficaz.

Para evitar que isso aconteça, é essencial preservar bem esses tipos de ingredientes. Deve ser feito em recipientes opacos e evitar luz direta. Desta forma, você conseguirá que mantenham suas características e propriedades intactas.

Um dos ingredientes cosméticos fotossensíveis mais populares é a vitamina C. Este produto é usado precisamente para tratar manchas e você pode adicioná-lo aos seus cosméticos diurnos sem nenhum problema. Lembre-se que é sempre aconselhável usar protetor solar para evitar os danos causados ​​pelo sol.

Para verificar se o seu ingrediente ativo faz parte dos ingredientes cosméticos fotossensíveis, você deve consultar as características técnicas. Aí indicará esta informação e explicará como guardá-la correctamente, desta forma poderá utilizá-la sem problemas nos seus preparativos caseiros.

ingredientes fotossensibilizantes

Diante dos ingredientes cosméticos fotossensíveis, encontramos os fotossensibilizantes que, em contato com os raios solares, reagem e podem causar diversos agravos à pele, como manchas, alergias, irritações e até queimaduras.

Segundo o Dicionário de termos médicos da Real Academia Nacional de Medicina da Espanha, o mais adequado seria falar sobre ingredientes fotossensibilizantes. Esses ativos mais a radiação ultravioleta têm consequências negativas na pele.

E então, você tem que parar de usar esses ingredientes? Não, mas você tem que ter clareza sobre o que eles são para formular cosméticos noturnos com eles, desta forma você pode desfrutar de suas propriedades sem medo de manchas ou irritações.

Na lista de ingredientes fotossensibilizantes estão, por exemplo, a maioria dos óleos essenciais cítricos, como laranja, tangerina, limão, bergamota ou lima. Se quiser adicioná-los aos seus cremes, lembre-se de aplicá-los à noite.

e que acontece com ácidos cosméticos e o sol?

Tudo depende do ácido que você vai adicionar às suas formulações. Por exemplo, o ácido hialurônico pode ser usado como ingrediente para cosméticos diurnos e noturnos, mas lembre-se de que o protetor solar é essencial para ser aplicado todas as manhãs.

Com o resto dos ácidos, precauções especiais devem ser tomadas. Neste caso, nem ingredientes cosméticos fotossensíveis nem fotossensibilizantes podem ser considerados, mas eles ainda podem causar danos à pele se não forem aplicados corretamente. Por quê? Os ácidos cosméticos mais conhecidos, como o glicólico ou o salicílico, destacam-se pelas propriedades querolíticas, por isso a pele fica mais vulnerável aos efeitos nocivos do sol.

Se você aplicar um creme ou esfoliante com ácido glicólico, por exemplo, e depois tomar banho de sol, é provável que sua pele fique irritada. É por isso que este tipo de cosméticos é recomendado para uso à noite e durante o dia use um bom protetor solar e seu hidratante usual. Lembre-se de sempre proteger sua pele do sol! Algo que nunca nos cansaremos de repetir.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre ingredientes cosméticos fotossensíveis ou fotossensibilizantes. Agora só falta você se atrever a fazer seus preparativos em casa! Se você tiver alguma dúvida, pode nos enviar através da seção de comentários ou enviando um e-mail para support@granvelada.com. Também o atenderemos pelo telefone 976867474.

Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma de nossas publicações, cadastre-se no nosso canal no Youtube e siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Na loja online Gran Velada você encontrará ingredientes de qualidade para fazer seus cosméticos em casa. Além disso, no blog Hacer Cremas, compartilhamos com você receitas gratuitas que você pode fazer facilmente. Dê uma olhada e mãos à obra!

Até logo!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Necesita estar de acuerdo con los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menú