Fazer Sabonetes, Sabonetes naturais

Sabão de arroz

Sabia que o arroz é um dos alimentos que mais propriedades podem dar a nossa pele? Por isso que ele é muito utilizado para fazer sabão, sabonetes, cosméticos,… Existem muitos…

Sabão de arroz

Sabia que o arroz é um dos alimentos que mais propriedades podem dar a nossa pele? Por isso que ele é muito utilizado para fazer sabão, sabonetes, cosméticos,… Existem muitos cosméticos que contém arroz, como cremes, máscaras, serúns… Hoje ensinaremos a fazer um sabão de arroz artesanal de óleo com as propriedades deste produto tão versátil. Descubra os benefícios que este produto tem para a pele. Para isso, coloque mãos à obra para fazer este sabão caseiro.

Entre em Gran Velara para encontrar tudo o que é necessário para fazer em casa

Sabão de arroz

O que é o sabão de arroz? É um cosmético que se tornará indispensável para a sua rotina de beleza. As mulheres asiáticas desde muito tempo utilizam este alimento na cosmética diária, em sabões, e em pó para a pele.

Vamos começar a falar sobre os benefícios que o arroz tem na cosmética para a nossa pele. O sabão de arroz pode ser utilizado em vários formatos como pó, extrato, leite de arroz… É apto para todo o tipo de pele, pois arroz é um ingrediente cosmético natural perfeito.

Propriedades

A primeira sensação ao utilizar este sabão na pele é, a suavidade e a hidratação. Também deixa a pele tão cuidada que não há necessidade de utilizar mais cremes no seu pós-uso. Em seguida sua pele se notará suave e lisa devido ao efeito alizante que o arroz faz na pele. O arroz tem uma propriedade muito almejada na cosmética, que é a capacidade de aclarar a pele e eliminar manchas produzidas pelo sol, por tratamentos médicos, e pela gravidez.

O óleo de arroz é rico em vitamina E, sim, este antioxidante que ajuda a nossa pele parecer mais jovem e elástica. A pele adquire um aspeto mais jovem, e sem brilhos. Por isso o sabão de arroz também é ótimo para peles oleosas. Por ultimo a sua ação hidratante ajuda a absorver água, o que faz com que a pele sempre se mantém hidratada.

O sabão de arroz tem ação relaxante e anti-inflamatória. Portanto, utilizá-lo em peles com acne, peles com eczemas avermelhados, deixará a pele relaxada e irá mitigar as marcas.

Fazer um sabão em casa parece divertido e, além disso, tem todo beneficio para a sua pele!

Sabão com arroz e chá matcha

Nesta produção não utilizamos somente óleo de arroz, senão também outros ingredientes. Todos eles são para o cuidado da sua pele.

Anote as quantidade e os ingredientes que necessários para fazer o sabão de arroz. Com essa receita se obtém 800g de sabão de arroz:

Entre muitas das propriedades dos óleos vegetais, o óleo de macadamia é um calmante e suavizante. Ele é um dos óleos conhecidos como não gordurosos, o que é perfeito para tratamentos antiácne. Protege a pele da oxidação e do envelhecimento prematuro. Na receita também incorporamos manteiga de karité, que é de longe conhecida por suas ações hidratantes, condicionadora e fotoprotetora.

Por último adicionamos chá matcha em pó, que é um agente muito cobiçado na cosmética. Por ser um produto antioxidante, ele previne o envelhecimento da pele. É utilizado o chá matcha em pó, pois essas pequenas partículas fazem com que o sabão tenha também ação esfoliante e desintoxicante, que ajuda a eliminar a sujeira e as células mortas da pele.

Fazer sabão de arroz caseiro

Antes de começar a elaborar sabão de arroz caseiro, é preciso ter algumas medidas de segurança. Utilize luvas, máscara e óculos de proteção, já que nesta produção a soda caustica é manuseada.

1. Pese num recipiente a água purificada e adicione a soda caustica. Misture com uma espátula até dissolver a soda. Após coloque o recipiente um lugar com ventilação. Neste momento a mistura aumentará de temperatura e emanará um pouco de gás.

2. Em outro recipiente mais amplio, adicione o azeite de oliva, a manteiga de karite e o óleo de macadâmia. Leve para esquentar a fogo médio até dissolver a manteiga.

Enquanto isso, dissolva o dióxido de titânio em um pouco de óleo de arroz e reserve para mais tarde.

É preciso que as duas partes, tanto a aquosa (soda + água) quanto a oleosa (manteiga e óleos vegetais) estejam mais ou menos na mesma temperatura. Entre 45-55º é o ideal. Neste momento coloque os óleos na batedeira e adicione de uma vez a soda já dissolvida. Bata em velocidade média até conseguir a traza. A mistura ficará homogénea.

3. Incorpore o óleo de arroz e misture com uma espátula. Adicione o dióxido de titânio dissolvido e bata novamente com a batedeira. Se observa como a traza se altera de cor, ao ficar mais branca.

4. Separe a traza em duas jarras. Em uma delas adicione o chá matcha em pó e misture com uma espátula. Derrame esta parte no interior do molde. Na outra jarra adicione mais dióxido de titânio dissolvido, se deseja que o sabonete seja mais branco. Bata de novo, durante um minuto. Desta forma o sabão espessará um pouco e a sua textura será mais cremosa.

5. Verta esta parte no molde sobre o sabão com chá matcha. Deixe secar, e a depender da temperatura ambiente, pode demorar mais em endurecer. Nós deixamos uma semana já que estamos em verão, e, portanto demora mais secar.

6. Uma vez que o sabão estiver duro, desmolde e o corte em pastilhas. Pode cortar do tamanho que preferir. Com estas quantidades se fabricam aproximadamente 800g de sabão de arroz.

Lembre-se que os sabões deverão ficar parados 40 dias antes de utilizá-los. Depois deste tempo seu sabão estará pronto para cuidar da sua pele.

Se você gostou desta publicação e quer começar a criar os seus sabões ou sabonetes, nos siga nas nossas redes sociaisINSTAGRAM, TWITER, , PINTEREST e YOUTUBE

Manual fazer sabonetes

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menú