Fazer cremas, Produtos capilares

Como fazer champô sólido

Descubra como fazer champô sólido desde zero com está receita fácil. O resultado será um champô carregado de propriedades sem silicone, que irá devolver vida ao seu cabelo. Pensa em…

Como fazer champô sólido

Descubra como fazer champô sólido desde zero com está receita fácil. O resultado será um champô carregado de propriedades sem silicone, que irá devolver vida ao seu cabelo.

Pensa em começar a produzir um champô sólido, mas não sabe por onde começar? Com este tutorial será muito mais fácil do que se imagina. Pois, é uma elaboração fácil, com a qual terá grandes resultados.

O champô sólido ganha cada dia mais, adeptos. Os motivos? A maioria está elaborados com ingredientes naturais e não se usam plásticos. Ademais têm formado pequeno, são muito manejáveis e resultam ideais para viajar, já que não geram problemas no aeroporto.

A receita sobre como fazer champô sólido que será mostrada neste tutorial, está elaborada com ingredientes naturais de qualidade. Não contém silicones, e o sulfato que utilizamos é muito suave e de origem vegetal. Também se inclui alguns sólidos adicionados a essa receita, por isso te animamo a apostar pelo artesanal.

Na loja online de Gran Velada se encontram todos os ingredientes necessários para fazer champô sólido em casa. Estão ao teu alcance todos os produtos de qualidade, para que as suas receitas fiquem perfeitas.


Como fazer champô sólido em casa

Estes são os ingredientes necessários para fazer champô sólido de forma artesanal:

O SCI (Sodium Cocoyl Isethionate) é um tensoativo de origem vegetal que não pode faltar na hora de fazer champô sólido em casa. Se obtêm a partir dos ácidos graxos do óleo de coco e se destaca por suas propriedades limpadoras e espumantes. Ademais, tem a grande vantagem de não ressecar o cabelo, pois deixa uma sensação suave graças a sua ação condicionadora.

Estas características do SCI se complementam com as SCS, tensioativo suave, também de origem vegetal que aportará espuma e incrementará a ação limpadora no produto final. São a combinação perfeita na hora de fazer champô sólido em casa!

Esta receita de champô sólido inclui também amido de arroz e argila branca. A sua função? O primeiro atua como espessante e o segundo como endurecedor, ou seja, ajudam a que o champô fique com a textura adequada. E o melhor disso é que para chegar neste resultado, foi feito tudo de forma natural.

Por isso, estes quatro ingredientes em pó são a parte fundamental da receita. Os tensioativos não podem ser substituídos por outros ingredientes, enquanto que o amido e a argila podem ser trocados por outros. Um exemplo é o amido de milho ou a argila verde, que seriam outra opção incrível para elaborar o seu champô sólido.

Champô sólido artesanal

Os benefícios para o cuidado do cabelo é atingido graças à combinação de óleos, manteigas e ativos cosméticos. Neste caso optamos por manteiga de karité refinada, óleo de avelã e óleo de abacate. Os três se destacam por suas propriedades hidratantes e nutritivas, e contribuirão para condicionar o cabelo.

Enquanto aos ativos, eligimos o extrato de arroz e da placenta vegetal. O primeiro têm propriedades suavizantes e a placenta vegetal estimula o crescimento do cabelo e têm ação calmante e suavizante. Está recomendada para cabelos fracos e apagados, já que contribuem para reparar e revitalizar. Se destaca por seu alto conteúdo em vitaminas, minerais, aminoácidos e oligoelementos.

Se pode trocar por outros? Sim, se pode escolher os óleos, manteigas e os ativos cosméticos que melhor se adaptam as necessidades do seu cabelo. Mas vale lembrar, é importante respeitar as proporções da receita. Tem em conta que não é a adição de mais ativos que dará melhores resultados, pelo contrário, já que pode estragar a elaboração.

Quais ativos se pode usar para fazer champô sólido? Aqui te deixamos alguns dos mais utilizados, mas lembre-se de que deve eleger o que melhor combine com o seu tipo de cabelo e com os fins que queira atingir:

A receita de champô sólido também deve conter uma parte de água, que neste caso é o hidrolato de alecrim, um dos que mais propriedades têm para o cuidado do cabelo. Tenha em conta que também pode trocá-lo por outro, sempre e quando respeite as quantidades. Na loja online de Gran Velada está disponível um completo catálogo de hidrolatos.

Como fazer champô sólido passo a passo

Na continuação te mostraremos como faz champô sólido com um tutorial fácil e muito acessível. Não é necessário ter experiência prévia, apenas muita vontade de aprender. Esta receita te resultará muito fácil e em muito pouco tempo terá um champô sólido pronto para utilizar.

Antes de começar, tenha em conta que vamos trabalhar com as mãos, por isso a nossa recomendação é que use luvas. Com tudo preparado arrancamos com a elaboração! Aperte o play e não perca nenhum detalhe deste fácil passo a passo.

  • 1. Pesar a manteiga de karité e os óleos vegetais (neste caso a avelã e o abacate) num recipiente. Esquentar ao banho maria até que a manteiga se funda. Faça à fogo baixo para que não ferva.
  • 2. Juntar os ingredientes em pó em outro recipiente, que são: o SCI o SCS o amido de arroz e a argila branca.
  • 3. Misturar bem estes ingredientes, e derramar sobre eles a manteiga fundida e os óleos.
  • 4. Incorporar um a um, e nesta ordem os ativos: o hidrolato de alecrim, o extrato de arroz e a placenta vegetal.
  • 5. Remexer com energia durante vários minutos até conseguir uma pasta fina e sem grumos. Deve ficar com a textura parecido com a massa de modelar.
  • 6. Amassar a massa com as mãos e encher os moldes. Deve pressionar para que fique bem cheio e não haja bolhas de ar.
  • 7. Deixar secar por algumas horas e desmoldar

O seu champô está pronto para usar. Agora que já está comprovado que fazer champô sólido é muito mais fácil do que possa parecer, coloque mãos à obra.

Como se usa o champô sólido

Utilizar o champô sólido é muito fácil e prático:

1. Molhar o cabelo

2. Esfregar o cabelo diretamente com a barra de cima para baixo para evitar nó. Também pode esfregar o champô entre as mãos e estender a espuma pelo cabelo

3. Massagear a cabeça e enxaguar com água abundante.

Importante! Evitar que a barra de champô sólido entre em contacto com a água durante muito tempo, para evitar que fique mole e que dure mais tempo. Ademais é importante conservá-la numa saboneteira.

Champô sólido caseiro

Agora basta você comprovar e fazer o seu próprio champô sólido em casa. Lembre que poderá personalizá-lo, para adaptar às necessidades do seu cabelo. É uma das grandes vantagens de apostar pelo artesanal. Todos os ingredientes necessários podem ser encontrados na loja online de Gran Velada.

Se tiver qualquer dúvida ou consulta pode entrar em contacto connosco através do apartado de comentários. Nele também pode compartilhar connosco a sua experiência e inclusive a sua receita. Também estamos à disposição através do email support@granvelada.com ou através do telefone 976867474.

No blog Portugal de Gran Velada descobrirá muito mais receitas para limpar e cuidar do seu cabelo e a sua pele com produtos de qualidade. Ademais, no blog estão à sua disposição outros muito tutoriais relacionados com o cuidado capilar de forma artesanal. Para estar atento à todas as novidades e não perder nenhuma das nossas novidades e publicações, se inscreva ao nosso canal de YouTube e nos siga nas redes sociais: facebook, instagram, twitter e pinterest.

Até a próxima

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right