Artesanato de Natal, Fazer velas, Velas decorativas

Como fazer velas de Natal

Descubra como fazer velas de Natal com os tutoriais que compartilhamos neste post! Mostramos várias elaborações que podemos ser feitas em casa para conseguir uma decoração única e de acordo…

Como fazer velas de Natal

Descubra como fazer velas de Natal com os tutoriais que compartilhamos neste post! Mostramos várias elaborações que podemos ser feitas em casa para conseguir uma decoração única e de acordo com os seus gostos. Comprove que fazer velas de Natal é muito mais fácil do que se pode parecer.

As opções são infinitas: desde as clássicas e elegantes velas vermelhas ou douradas para fazer centros de mesa até as divertidas velas aromáticas para criar um ambiente muito agradável nestas datas natalinas.

Não perca nenhum detalhe de como fazer velas de Natal e escolha os moldes que mais goste. Apenas terá que colocar em pratica estas receitas para fazer as suas próprias velas de Natal. Aceita este desafio? O resultado merece a pena. Todos os materiais necessários para o preparo estão disponíveis na loja online de Gran Velada.

velas de Natal passo a passo

Neste post compartilhamos contigo como fazer velas de Natal passo a passo. Estão disponíveis diferentes receitas para diferentes tipos de velas, com os materiais necessários e o tutorial passo a passo completo. Desta forma, será muito fácil fazer velas de Natal!

Todos os ingredientes e utensílios necessários estão a sua disposição na loja online de Gran Velada: moldes, corante, diferentes tipos de cera e parafinas, essências, pavios,… Dê uma olhadinha e encontra os materiais que melhor se adaptam ao tipo de elaboração que deseja fazer.

Em nosso blog espanhol de fazer velas, estão disponíveis diversos tutoriais. Ademais, colocamos à sua disposição de forma completamente gratuita um manual para aprender a fazer velas. Clique neste link e o baixe em apenas uns minutos. Nele se encontra tudo o que é necessário saber para fazer as suas próprias velas.

Como se pode observar no vídeo, fazer velas de Natal é muito simples com os materiais adequados e ao seguir o passo a passo do vídeo. A seguir lhe detalhamos…

Ingredientes para fazer vela natalina Árvore

  • Cera GV-20: A cera GV-20 em pérolas, ideal para fazer velas em molde de silicone. Venda à granel. Consiga velas perfeitas com a cera GV-20. Velas detalhadas! Ideal para fazer velas de diferentes formas e figuras. Se trata de umas pérolas brancas, que se vendem à granal. Esta cera é um concentrado especialmente desenhado para a produção de velas em moldes de silicone. Aporta três benefícios nas velas: corretor, alisador e endurecedor. A cera para velas GV-20 se pode usar sola e misturá-la com outras parafinas ou estearina. Cera de grande opacidade e constrate nas figuras, que destaca sua forma e relevo. A fórmula para conseguir umas velas perfeitas é simples: Cera GV-20 + corante + essência + molde = vela caseiras com acabamento profissional.
  • Corante líquido para super concentrado: Estes corante super concentrados formam parte da coleção de corantes GV premium, um catálogo exclusivo que solo encontrarás em nossa loja online. Oferecem um rendimento ótimo na hora de fazer as suas próprias velas artesanais e se destacam por sua alta estabilidade. Desde o ponto de vista técnico reúnem todas as condições e requisitos exigidos, além disso estão disponíveis em uma bonita paleta de cores. Usar os nossos corantes GV premium têm numerosas vantagens, já que não deixam grumos nem motas de cor. Se conseguem cores vivas e muito intensas. Ademais, não obstruem o pavio e rende muito mais que os convencionais. Te anima prová-los?
  • Essência aromática à gosto: A lista de essências para elaborar velas aromáticas é muito amplia. Com elas poderás criar ambientes especiais em seu lar, e cada uma delas lhe transmitirá diferentes sensações, como calma e tranquilidade. Neste caso por ser uma vela natalina conectamos com a categoria de essências natalinas: Pudim natalino, Abeto, Doces de Natal…
  • Molde de Abeto de Natal Grande: Molde de abeto de Natal grande, de 11,5x18cm, ideal para fazer velas. É de silicone, simples e cómodo de usar! Com este molde e os materiais de nossa loja online, poderás fazer velas em casa facilmente. Se caracteriza por ser anti-aderente, flexível e resistente. Trabalhar com ele é muito cómodo. Apenas deverá fundir a cera e adicionar essência aromática e corante à gosta. Introduza o pavio no molde e preencha com cera fundida. Esperar solidificar e desmoldar. Se pode decorar as velas resultantes com micas e purpurinas para que tenham um extra brilho ou pintá-las com verniz ou pinturas para velas. As velas de Natal ficarão incríveis! Este molde também lhe permite trabalhar com outros materiais como gesso, cimento ou resina à água.
  • Pavio encerrado: O pavio encerrado é uma dos mais utilizados para fazer velas e um material imprescindível na sua elaboração, já que é responsável de que a vela se queime corretamente. Escolher entre uma grossura ou outra dependerá do diâmetro da vela e de todos os fatores importantes, como o ponto de fusão da cera.

Vela Abeto de Natal Grande

Em primeiro lugar, queremos lembrar as medidas de segurança. Lembre-se, sempre esquentar a cera ou parafina em um lugar bem ventilado. Além disso, os utensílios que utilizamos, como panelas (pode ser as mais velhas que tenha), ou a espátula para mexer, são de uso exclusivo para a fabricação de velas. Ou seja, não se podem ser utilizadas para uso culinário.

O primeiro passo é esquentar a cera GV-20, derramamos a cera na panela a quantidade necessária, normalmente na ficha dos diferentes moldes contém o peso da vela finalizada. Neste caso, o molde de Abeto de natal grande seria uns 50 gr, no caso do Molde de abeto de natal muito grande, seria em torno de 750gr.

Enquanto a cera esquenta, podemos preparar o molde, isto é.. colocar o pavio encerrado. Lembramos que este tipo de molde não necessita nenhum tipo de desmoldante, por isso seu uso não é necessário.

Para entender qual é o pavio correto necessário, em primeiro lugar devemos saber qual é o diâmetro da vela terminada. Para isso mediremos o molde…

Como escolher o pavio corretamente

Os pavios para velas geram muitas dúvidas: quais são os tipos? qual deverá ser utilizado? Qual é o diâmetro apropriado para a minha vela? Todas estas questões e muitas outras, serão respondidas à seguir. Neste link deixaremos um post, onde explicamos com mais detalhes…

O pavio é um elemento fundamental na hora de fazer velas, portanto é importante escolher bem para que a combustão seja correta. Qual é a sua função? Conseguir que a vela prenda e a cera derreta pouco a pouco.

Para entender qual é o pavio que devemos colocar, deixamos este vídeo onde explicamos como escolher o pavio correto.

Como colocar o pavio corretamente

Outra questão que sempre surge é como colocar o pavio corretamente, neste vídeo mostramos quatro maneiras diferentes de fazer.

Para esta receita, optamos a maneira mais tradicional.

Colocar ademais o ilhós de pavio para uma terminação de melhor qualidade.

Esquentar a cera

Muitas vezes nos perguntam, a que temperatura a cera deve ser aquecida e quanto tempo demora… A resposta é: Depende… Depende da temperatura ambiente, do ponto de fusão da cera e da potência do fogo. Em qualquer caso, como se pode observar nas fotos abaixo, quando formar uma ilha de cera sólida na superfície, cortamos o fogo. Com este calor residual, a cera se terminará de derreter.

Temperatura para verter

Normalmente quando se começa no mundo da fabricação de velas, é normal haver um confusão entre a temperatura que devemos esquentar a cera com a temperatura a qual derramamos a cera. Em ambos casos não é a temperatura concreta…por quê? A temperatura para esquentar a cera não é exata… A resposta seria, a tempera mínima onde a essência, o corante e aditivos (se leva aditivos) se misturam sem nenhum problema…

Muito importante…. Na hora de medir a temperatura um erro muito comum é medir dentro da panela, onde o termómetro toca o fundo… O que mostra uma temperatura totalmente equivocada. Lembre-se de medir a temperatura sempre em um recipiente.

Corante e essência

Neste caso utilizamos o corante líquido super concentrado para velas, de cor salmão. Com ele conseguirá cores mais vivas e intensas sem necessidade de adicionar muito corante a cera fundida. De fato, com duas gotas se podem colorir até 100g de cera. São fáceis e cómodas de usar, além de se destacar por sua estabilidade. Ademais não deixam grumos nem motas de cor e não obstruem o pavio.

A cera GV-20 é um cera para fazer velas com formas, não é uma cera para velas aromáticas. Para velas aromáticas se poderia utilizar a GV-35. Neste caso se poderia adicionar até um 3% de essência aromática, ou seja, para a vela de 500g, seria uns 15g de essência… Falamos de máximos, mas com 1,5%, o que seria 7,5g, já seria suficiente.

Tanto a essência como o corante, apenas basta serem adicionados e misturados… Se por qualquer coisa notar que há alguma dificuldade para dissolver… amigo, tens um problema com a temperatura… não se preocupe… volte a esquentar, remover e comprovarás como se misturam sem nenhum problema.

Verter a mistura

Outra pergunta muito frequente é, a que temperatura vertemos? Convidamos você para um jogo… são necessários três moldes de velas, a mesma mistura de cera, corante e essência… Verter a 90, 80 e 70ºC por exemplo, se observará que com a mesma mistura, as diferentes temperaturas de vertido gerarão velas com texturas completamente diferentes, entre si. Qual é a correta? Pois, este será o vosso critério… um vertido a mais alta temperatura dará uma vela lista, enquanto que uma temperatura mais fria dará um resultado craquelado… bastante rústico…

Neste caso vertemos a cera a 85ºC com o resultado que veremos nos seguintes passos…

tempo de Espera

O tempo de espera também é relativo, tem uma relação direta com a temperatura ambiente a que está as velas estão.

Desmoldado

As aberturas laterais do molde fazem com que o desmoldado seja bastante simples. Para os iniciantes, haverá que pedir a alguém sustenta e que abrirá o molde… A experiência leva à perfeição…

E por fim a vela terminada. Como se pode observar, com os materiais necessários e o passo a passo detalhado, os artesanatos ficam ao alcance de qualquer pessoa.


Velas de Natal DIY

Começamos este desafio com as velas de Natal DIY com uma ideia original e muito fácil de fazer. As crianças também poderão participar deste processo! Se trata de elaborar umas bonitas velas em forma de estrela que se colocam dentro de um recipiente. Siga este tutorial que preparamos e desculpa o fácil que é fazer velas de Natal em casa!

Estes são os materiais necessários para esta receita:

A vantagem de apostar por velas de Natal DIY é que podem ser personalizadas como preferir e a forma é um dos aspetos à escolher. Para este tutorial escolhemos um corta-massa em forma de estrela, mas há outros muitos natalinos para conseguir desenhos originais e muito vistosos. Estes são alguns dos que se poderá encontrar na loja online de Gran Velada.

Para aromatizar estas velas optamos pela essência aromática de abeto de natal, mas em Gran Velada estão à sua disposição um amplo catálogo com todo o tipo de aromas, incluído os relacionados com o Natal.

O mesmo ocorre com o corante. Neste caso optamos pelo branco, mas poderá ser feito com a cor que mais goste. Incluso se pode combinar várias cores. Imaginação ao infinito e além!

Como fazer velas de Natal DIY
  1. Prepara primeiro o molde: o trabalho deve ser feito em uma superfície fria e lisa, por exemplo um azulejo ou cerâmica, como utilizado no vídeo. Aplique os desmoldante sobre o azulejo e nos palitos do bastidor de madeira e coloque bem o bastidor.
  2. Fundir a cera GV-35 e uma vez líquida adicionar umas gotas de essência aromática e de corante e misturar bem para que se integrem todos os ingredientes.
  3. Colocar sobre o azulejo, dentro do molde que criamos com o bastidor e deixa esfriar.
  4. Quando a cera estiver sólida, mas não fria por completo, retirar os palitos do bastidor e marcar estrelas com o corta-massa. Serão uns 10 minutos. Aqui é onde as crianças podem ajudar!
  5. Sujeitar o pavio com um ilhós de pavio no fundo do vaso. É importante que fique bem centralizado.
  6. Pouco a pouco coloque as estrelas cortadas no interior do vaso, corte o pavio que sobrar. Pronto, suas velas prontas para o Natal.

Também se pode espalhar purpurina coloridas pelo vaso, para dar um toque de brilho. Assim o seu desenho ficará ainda mais espetacular!


VELAS DE NATAL CASEIRAS

O que você acha de preparar velas de Natal caseira em forma das clássicas bolas que são penduradas na árvore? Ficam vistosas, chamativas e muito originais! Também servem para decorar a mesa ou qualquer parte do seu lar. Surpreenda todos com as suas velas handmade! Estes são os materiais necessários:

  1. Fundir a cera GV-20 e o ácido esteárico em uma panela à fogo baixo.
  2. Quanto estiver derretido, colocar em um recipiente descartável e adicionar algumas gotas de essência e corante à gosto.
  3. Colocar o pavio no molde de um extremo ao outro, enquanto prende a parte superior com um suporte.
  4. Encher o molde e esperar secar para desmoldar. Há que evitar as correntes de ar.
  5. Repetir a operação, e trocar o corante e o molde. Assim, terá diferentes bolas de várias cores.
  6. Decorar cada uma das bolas à gosto com pintura, purpurina e nacarante.

Como fazer velas de Natal em casa

Vejamos como fazer velas de Natal em casa! Propomos uma elaboração simples, com a que fará velas em forma de estrela muito elegantes. Ficarão perfeitas para decorar qualquer espaço do seu lar. Também podem ser utilizada em centros de mesa, para os jantares em família.

Materiais necessários

De todos estes materiais, a essência aromática poderá ser a que você mais goste. Enquanto ao corante, optamos pelo branco para que fiquem opacas, já que logo vão ser decoradas com a mica para que tenham um extra de brilho.

Como fazer velas de Natal em casa? É muito fácil, aqui deixaremos o passo a passo completo. Somente é preciso seguí-lo para obter velas bonitas em forma de estrela.

  1. Derreter a parafina a fogo baixo em uma panela. Quando estiver fundida, derramar em uma vaso plástico duro para trabalhar melhor.
  2. Adicionar essência aromática à gosto e umas gotas de corante branco.
  3. Encher os moldes. É aconselhável que a parafina esteja à 85ºC.
  4. Desmoldar quando as velas estiverem duras, mas quentes no interior para colocar o pavio facilmente.
  5. Com a ajuda da vareta guia, fazer um orifício no centro da vela e colocar o pavio. Para as velas pequenas o pavio será de 4-5 cm e para a grande 6-7 cm.
  6. Para decorá-las, misturar um pouco de verniz para velas e mica ouro em pó. Espalhar por toda a vela com uma pequena esponja.

Nossas velas estão prontas para usar! Viu como fazer velas de Natal em casa é fácil e muito divertido?


Como fazer velas aromáticas de Natal

A seguinte ideia que apresentamos é como fazer velas aromáticas de Natal. É uma vela que poderá ser feita com qualquer essência. Além disso, ao ser velas em copo, se poderá adicionar mais quantidade de essência.

Estes são os materiais para fazer velas aromáticas de natal!

Os protagonistas desta receita são uns copos de plásticos duro que possuem um vinil decorativo de Natal: umas estrelas ou umas notas musicais. Tem um desenho muito original e são perfeitas como elemento decorativo ou para presentear!

Aqui mostraremos como fazer velas aromáticas de Natal. É muito fácil e em pouco tempo as velas estão prontas para decorar e aromatizar.

  1. Fundir a cera GV-35 em uma panela a fogo baixo. Esta cera é especial para fazer velas em vaso, por isso a escolhemos.
  2. Uma vez líquida, adicionar umas gotas de corante branco e remover para dispersar a cor.
  3. Adicionar essência aromática e misturar bem.
  4. Quando a cera estiver a 62ºC, encher os copos. É importante medir a temperatura para que não retraia, bolhas ou bolhas de ar.
  5. Deixar esfriar e quando a camada de cima se solidificar, colocar o pavio no centro da vela.

Agora é só esperar para que esteja bem para poder desfrutar delas. Ao acender estas velas dispersarão um aroma muito agradável por toda estância. Por isso são perfeitas para criar ambientes ténues nestes dias em família.

Aqui mostraremos outra ideia muito parecida, aliás o passo a passo é o mesmo, somente muda o adesivo para decorar o copo. Neste caso uma bonita paisagem com neve.


Como fazer velas para Natal passo a passo

Que tal fazer uns velões vermelhos para decorar a mesa da véspera de Natal? Se você gosta da ideia não deixe de ver como fazer velas para Natal passo a passo. Com este tutorial aprenderá a fazer três velas circulares de bom tamanho, ideias para decorar.

Para fazer estas velas necessitamos:

Com estes materiais vejamos como fazer velas para Natal passo a passo. Nesta receita é importante incorporar as quantidades indicadas para conseguir que as velas tenham este bonito efeito manchado.

  1. Derreter a parafina a fogo baixo. Enquanto isto preparar os moldes. Passar a vareta guía pela espátula de madeira e colocar no centro do molde. No maior colocar três varetas, porque terá três pavios.
  2. Quando a parafina estiver líquida, colocamos em um vaso plástico e a pesamos para adicionar um 1,5% de aditivo Magic Candles. Nos resultará mais fácil fazê-lo com a pipeta Pasteur.
  3. Adicionar essência aromática e um pitada de anilina, após remover bem. Rende muito, por isso com muito pouco é suficiente para colorir a parafina.
  4. Encher os moldes quando a temperatura da parafina estiver entre 80-85ºC. Se colocam os moldes sobre uma superfície fria, um azulejo por exemplo, e colocamos um pouco de parafina para selar a base. Deixamos secar uns segundos e enchemos por completo o molde.
  5. Uma vez que estiverem duras as velas, tiramos as espátulas, desmoldamos e extraímos as varetas. No buraco deixado colocaremos o pavio.
  6. Pode ser que na parte de abaixo se retraia. Se isto ocorrer, voltamos a esquentar parafina colorida que sobrou, enchemos o orifício e deixamos secar.
  7. Para deixá-las perfeitas e que fiquem completamente lisas, pode passar o ferro na superfície com um ferro elétrico antigo que já não é usado em roupas.

Coloque em prática este tutorial e surpreendente aos seus familiares com velas feitas por você. Ficarão lindas em um centro de mesa!


Como fazer velas para o Natal

Nesta ocasião te ensinaremos como fazer velas para Natal em forma de árvore nevada. São um desenho muito original e divertido com um finalizado muito elegante. Isso porque o branco é a combinação perfeita para todos os estilos

O que é necessário para fazer estas velas?

  1. Derreter a parafina pouco a pouco em uma panela e quando estiver fundida, derramar em um copo de plástico para trabalhar melhor.
  2. Adicionar umas gotas de corante líquido branco e remover bem.
  3. Encher os moldes e deixar que a parafina fique sólida. Haverá que desmoldá-las antes que a vela se esfrie por completo, já que, assim será mais fácil de colocar o pavio.
  4. Fazer um pequeno orifício no centro da vela com a vareta guia e colocar o pavio.
  5. Agora vamos decorar as velas! Para isso, espalhamos o verniz pela vela com uma brocha e espalhamos as purpurinas.

Ficarão umas velas muito chamativas graças à purpurina. Se quiser dar um toque de cor nas velas, em Gran Velada encontrarás uma amplia gama de purpurinas. Assim você pode dar o seu toque pessoal. Incluso as crianças podem lhe ajudar a decorar as velas com as purpurinas que escolher.

Aqui deixamos uma outro ideia muito parecida, mas com outras cores. No entanto o processo de produção é o mesmo! Há muitas possibilidades, então deixa a sua imaginação voar!


Como fazer velas de Natal caseiras

Seguimos com a temática de árvores, com este fácil tutorial. O resultado? Umas velas em forma de pinheirinho que ficarão ideias com a decoração do seu lar. Fáceis e originais!

Para fazer velas de Natal caseira, é necessário:

Você já tem todos os materiais? Então agora, em quatro passos as velas ficarão prontas. Dê uma olhada e verá o fácil que é.

  1. Derreter pouco a pouco a parafina em uma panela e derramar em um vaso plástico para que seja mais cómodo o processo.
  2. Adicionar o corante e a essência à gosto e remover para que se disperse bem.
  3. Encher o molde de silicone e esperar que a parafina se solidifique. Temos que desmoldar quando estiver dura, mas ainda quente em seu interior.
  4. Fazer com a vareta guía um pequeno orifício no centro da vela e introduzir o pavio.

Quer outra opção de velas de Natal caseira? Seguimos com as propostas originais e neste caso te animamos a fazer uma mini vela em forma de árvore sobre um porta velas de cimento. A combinação perfeita!

Para esta elaboração são necessários:

A maneira de fazer velas de Natal caseira é tão chamativa como fácil. Então mãos à obra:

  1. Fundir a cera GV-20 à fogo baixo em uma panela.
  2. Enquanto isso, coloque os pavios no molde. Para isso deverá introduzi-las pelo orifício da base e segurar na parte superior com um porta-pavio.
  3. Quando a cera estiver fundida, derrame em um frasco descartável e adiciona umas gotas de essência aromática.
  4. Adiciona também umas gotas de corante. No vídeo utilizamos o mostarda e o beringela.
  5. Encher o molde e deixar esfriar em um lugar sem correntes de ar.
  6. Quando a vela estiver sólida, retirar o porta-pavio, cortar o pavio sobrante e terminar de encher com um pouco de cera fundida.
  7. Deixar esfriar por completo e desmoldar as velas.
  8. Aplicar verniz brilhante com um pincel por algumas zonas das velas e polvilhe com purpurina para que brilhem ainda mais.
  9. Coloque no buraco do porta velas um pouco de cera fundida e sobre ela coloque o pinheirinho.

Como adornar velas para o Natal

Outra possibilidade é reutilizar velas brancas que tenha em casa e que já não use. Se é o seu caso, observa como adornamos velas para o Natal e dê uma segunda vida a elas.

O primeiro exemplo é ideal para fazer um centro de mesa.

O que é necessário?

Confira como adornar as velas para o Natal com estes ingredientes.

  1. Cortar a fita adesiva e colar na parte superior da nossa vela, para impedir que o verniz sobrepasse quando o colocamos.
  2. Colocar as fitas para formar um desenho diagonal, vertical,… Como mas lhe gostar!
  3. Mexer bem o verniz e colocá-lo em um recipiente alto e largo de plástico.
  4. Segurar a vela pelo pavio e submergi-la no verniz.
  5. Deixar secar, uns segundos e retirar com a fita com cuidado.

Temos uma vela com uma imagem completamente renovada, perfeita para colocar em uma jarra com pedrinhas ou areia no fundo.

Outra possibilidade é decorar uma vela branca com canela em rama e fazer um acabamento com um grande laço vermelho. Para isso necessitamos:

Vejamos como adormar velas para o Natal com esta técnica. É realmente fácil e ficarão com um aspeto acolhedor.

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right