essencias aromarticas
Truques e tips cosmético

Essências aromáticas: notas olfativas e como são usadas

Descubra tudo sobre essências aromáticas! Explicamos o que são, para que você pode usá-los e como são usados. Também detalhamos as principais famílias olfativas com suas notas mais marcantes para…

Essências aromáticas: notas olfativas e como são usadas

Descubra tudo sobre essências aromáticas! Explicamos o que são, para que você pode usá-los e como são usados. Também detalhamos as principais famílias olfativas com suas notas mais marcantes para que você tenha uma ideia de como elas cheiram. Aguce os sentidos porque começamos!

As essências aromáticas são um ingrediente essencial para fazer uma ampla gama de elaborações artesanais, e é graças a elas que as fazemos cheirar bem. É um produto muito versátil e pode ser muito utilizado. Você quer ver como? Não perca detalhes desta postagem.

Se procura essências aromáticas de qualidade, na loja online Gran Velada encontrará uma seleção completa. Dê uma olhada e pegue seus aromas favoritos! São tantos e cheiram tão bem que o mais difícil é decidir por apenas um.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR ESSÊNCIAS AROMÁTICAS

O que são essências aromáticas?

As essências aromáticas são fragrâncias sintéticas que recriam um perfume: chocolate, laranja, café, rosas, manga, sândalo, maresia, baunilha, incenso … O catálogo é vasto e há para todos os gostos!

É uma matéria-prima utilizada em infinitas elaborações. Por exemplo, fazem perfumes, ambientadores, velas … e podem até ser usados ​​para perfumar produtos de beleza e cosméticos. São muito versáteis e deve-se levar em consideração que a mesma essência pode ser utilizada em diferentes receitas. A isto devemos acrescentar que são aromas muito concentrados, por isso rendem muito e são muito lucrativos.

AS ESSENCIAS AROMATICAS SERVEM PARA…

As essências aromáticas são usadas para perfumar uma elaboração e podem ser usadas para fazer:

  • Perfumes e colônias
  • Ambientadores: spray, mikado, cera aromática, cerâmica perfumada
  • Sachês aromáticos
  • Incenso
  • Velas
  • Sabonetes
  • Gel de banho
  • Xampu
  • Desodorante
  • Sais aromáticos
  • Bombas de banho
  • Cremes
  • Máscaras
  • Esfoliantes
  • Óleo corporal
  • Produtos capilares

Com uma única essência você pode fazer todo tipo de elaborações, por isso são muito práticas e funcionais. Por exemplo, se você é apaixonado pelo perfume de baunilha, pode criar tua própria linha de produtos caseiros, de um perfume a um gel de banho, uma vela perfumada ou um ambientador para carro. Idéias não vão faltar, então você pode tirar o máximo proveito delas!

Esses aromas podem ser usados ​​para fazer produtos para os lábios? NÃO, para este tipo de elaboração deve-se utilizar o ESSÊNCIAS BALM, especialmente desenvolvido para estar em contato com os lábios. Você também os encontrará na loja online Gran Velada.

Essencias aromaticas e familias olfativas

Uma vez que saibamos o que são e para que servem, vamos tentar descobrir o seu cheiro… Neste caso vamos centrar-nos nas diferentes famílias olfativas, pois as essências que as constituem têm notas similares e aromas em comum.

Esta é uma categorização indicativa, uma vez que existem essências aromáticas que podem ser classificadas em várias famílias olfativas. Por exemplo, a essência da laranja é cítrica e frutada; ou a baunilha é doce e picante. Isso acontece com muitos outros, mas esperamos que esta divisão o ajude na escolha de um ou de outro. Deixe sua imaginação voar e com certeza você conseguirá evocar estas fragrâncias!

CÍTRICOS

As essênciascítricas aromáticas são fragrâncias frescas e leves com um toque ácido e cintilante. São aromas com cheiro limpo e que trazem de volta as lembranças do verão e da infância. Eles emitem dinamismo, otimismo e vitalidade. Estes são alguns exemplos de essências cítricas aromáticas:

FLORAIS

As essências florais aromáticas são fragrâncias delicadas, intensas e penetrantes que se associam à elegância e sofisticação. É uma família olfativa muito ampla e variada, que vai desde aromas frescos e limpos até aromas mais intensos, quentes e inebriantes. São essências envolventes que o transportarão à primavera, a belos jardins floridos. Aqui estão alguns exemplos:

FRUTAIS

As essências aromáticas frutadas destacam-se pela doçura e nelas também irá descobrir notas frescas e alegres. Inspirado nos aromas das frutas, você encontrará desde as mais clássicas até outras mais exóticas e tropicais. É uma das famílias olfativas mais amplas e engloba essências tentadoras e requintadas com aromas que evocam juventude, alegria e frescura. Estes são alguns deles:

HERBAIS

As essencias aromaticas herbais são fragrâncias frescas e leves que evocam o natural. Aromas que se associam à cor verde, inspirados nas ervas e nas plantas aromáticas e que nos fazem lembrar a floresta, o campo e o cheiro da relva acabada de cortar. São essências que transmitem energia e otimismo, tais como:

DOCES

As essências aromáticas doces são quentes, envolventes e penetrantes, inspiradas na pastelaria e no mundo gourmet. São aromas muito evocativos que despertam uma infinidade de sensações, memórias e emoções. Essências que remetem à infância, ao cheiro da casa da sua avó quando ela fazia sobremesa; ou essências que o levam a reuniões familiares de Natal. Esta é uma pequena pincelada de todas as que existem:

AQUÁTICAS

As essências aromáticas aquáticas são frescas, subtis e com um aroma limpo. Ajudam a gerar uma sensação de harmonia, calma e tranquilidade e a transportar-nos ao verão, aos dias à beira-mar. Seus aromas evocam água da chuva, gotas de orvalho, tempestades, riachos, fontes, cachoeiras … Têm aquela nuance oceânica característica e acordes de ozônio que proporcionam frescor e leveza. Estes são alguns deles:

AMADEIRADAS

As essências aromáticas amadeiradas são intensas e terrosas e conseguem transportar-nos para as florestas de outono. Eles são inspirados em aromas de madeiras, folhas e até raízes, principalmente na natureza. Eles são elegantes e sedutores e duram com o tempo. Embora tradicionalmente identificados como fragrâncias masculinas, esses aromas atraem a todos. aqui estão alguns exemplos:

ESPECIADAS

As essências aromáticas especiadas são intensas, com notas quentes e picantes e nuances atalcadas que adicionam calor e sensualidade. São aromas ousados, originais e muito surpreendentes. Fragrâncias com força e muito carácter que deixam a sua marca e que não passam despercebidas. Estes são alguns exemplos:

EXÓTICAS

As essências aromáticas exóticas são envolventes e muito evocativas e convidam a sonhar e dar asas à imaginação. Neles predominam notas tropicais e orientais, uma combinação exclusiva de aromas que o levarão a paisagens paradisíacas e culturas distantes. Estas fragrâncias convidam você a explorar praias desertas e jardins asiáticos e a se perder nas cálidas noites orientais. Estes são alguns deles:

Essências aromáticas hidrossolúveis

A maioria das essências aromáticas são lipossolúveis, ou seja, estão perfeitamente integradas em ceras, sabões, óleos, cremes básicos … Claro, também existe uma gama de essências aromáticas solúveis em água que só se diluem em água ou em preparações que possuem uma fase aquosa.

As essências aromáticas hidrossolúveis são ideais para uso com umidificadores, pois se integram perfeitamente ao reservatório de água. Eles também podem ser usados ​​para fazer águas perfumadas, colônias, purificadores de ar perfumados de pérolas …

Você também pode usá-los para perfumar cremes, sabonetes, máscaras … já que todos esses cosméticos têm uma fase aquosa, ou seja, contêm água e se dispersam perfeitamente.

No entanto, é importante ter em mente que as essências aromáticas solúveis em água não podem ser utilizadas para perfumar velas ou qualquer outro produto que contenha exclusivamente óleos ou manteigas.

Essencias GV premium

Na loja online Gran Velada você também encontrará essências aromáticas premium, uma coleção especial de aromas exclusivos e fragrâncias muito mais concentradas. Você vai amá-los! São essências sugestivas, evocativas, delicadas e surpreendentes. Com eles, você fará com que suas criações DIY cheiram bem.

As essências GV premium oferecem ótimo desempenho ao fazer uma ampla variedade de preparações artesanais. Eles também se destacam por sua alta estabilidade. Do ponto de vista técnico, cumprem todas as condições e requisitos e destacam-se também pelos seus aromas imbatíveis. Você só vai encontrá-los aqui, então não hesite e adquira-os!

Como as essências aromáticas são usadas?

Ao usar essências aromáticas, dois aspectos importantes devem ser levados em consideração:

  1. Se são lipossolúveis (a grande maioria) ou hidrossolúveis.
  2. A dosagem de uso recomendado dependendo da preparação que você vai fazer.

Já comentamos a diferença entre essências aromáticas liposolúveis e hidrossolúveis, portanto, escolher uma ou outra dependerá muito da preparação que você fará. Por exemplo, se você vai fazer velas, as hidrossolúveis não vão funcionar para você, enquanto para aromatizar cremes ou para fazer perfumes, você pode usar qualquer um dos dois.

O próximo aspecto fundamental é a dose de uso. Deve-se levar em consideração que para ambientadores e perfumaria recomenda-se o uso de até 30%, enquanto para aromatizar produtos cosméticos a dose costuma variar entre 0,1% e 1%. Em preparações corporais, você pode adicionar até 1%; em capilares, recomenda-se não exceder 0,5% e em produtos faciais não mais de 0,2%. Para fazer sabonetes você pode adicionar entre 0,5 e 1%.

No caso das velas, a proporção varia de acordo com o tipo de vela a ser confeccionada. Nas velas decorativas com formas, é usual adicionar cerca de 3% e no caso das velas perfumadas pode-se adicionar até 10%, desde que seja utilizado o aditivo fixador de perfume.

Estas são as doses usuais de uso na maioria das essências aromáticas mas é sempre aconselhável consultar o certificado IFRA. Nele são detalhados os diferentes usos que podem ser dados à essência e a porcentagem máxima recomendada. Cada essência possui seu próprio certificado e pode ser fornecida pelo seu fornecedor. Dessa forma, você garante que está usando a quantidade correta em cada caso.

Elaborações com essências aromáticas

A seguir, mostramos como as essências aromáticas são usadas dependendo do tipo de preparação que você deseja fazer. Não perca detalhes!

Começamos com um perfume, uma preparação muito simples e económica que lhe permitirá elaborá-los com as essências aromáticas que mais gosta. Você pode usar apenas um ou fazer sua própria combinação para torná-lo um perfume exclusivo.

A fórmula é simples 70% álcool 96º + 30% essência aromática. Lembre-se que esta receita também serve para fazer mikados, ambientador de carro, cerâmicas perfumadas, sachês aromáticos …

Agora vamos ver como as essências aromáticas são usadas para perfumar uma vela. Neste caso é importante levar em conta um pequeno truque: deve-se adicionar quando a cera estiver muito quente para que se disperse bem e não haja manchas. Aqui deixamos o tutorial!

No caso de produtos cosméticos, o uso de essências aromáticas é muito simples. São adicionados no final da produção e devem ser misturados por alguns minutos até que estejam bem integrados à emulsão. Aqui está um exemplo! Neste caso, um creme para as mãos com aroma atalcado, com notas florais e amadeiradas, que lembram os cremes de uma vida.

Comprar Essências aromáticas

Esperamos que este tutorial sobre essências aromáticas seja útil na escolha de uma ou de outra. Lembre-se de que você encontrará um amplo catálogo de essências aromáticas na loja online Gran Velada.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR ESSÊNCIAS AROMÁTICAS

Nos blogs de Gran Velada você poderá ver muito mais receitas e tutoriais. Se você é apaixonado por cosméticos, no blog Hacer Cremas vai descobrir dezenas de elaborações; os amantes de sabonetes artesanais não podem perder o blog Hacer Jabones. No blog Hacer Velas você descobrirá como fazer diferentes tipos de velas e no blog Hacer Detalles, ideias para presentes.

Se você tiver dúvidas ou perguntas, pode nos enviar através da seção de comentários, enviando um e-mail para support@granvelada.com ou ligando para 976 867 474.

Para ficar por dentro de todas as novidades e publicações, cadastre-se no nosso canal no Youtube e siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Até logo!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menú