velas de soja
Cursos avançados, Fazer velas, Velas naturais

Velas de soja

Aprenda a fazer diferentes tipos de velas de soja com este tutorial! Mostramos como fazer velas aromáticas de cera de soja, velas coloridas com esta cera e até velas de…

Velas de soja

Aprenda a fazer diferentes tipos de velas de soja com este tutorial! Mostramos como fazer velas aromáticas de cera de soja, velas coloridas com esta cera e até velas de massagem. Não perca os detalhes e verá que é fácil e acessível!

Apostar em velas de soja tem muitas vantagens: você pode obter velas vegetais e 100% naturais; a cera de soja é barata, então você não precisa gastar muito dinheiro; além disso, quando queimam, produzem menos fuligem e não emitem gases tóxicos. É por isso que mais e mais pessoas estão usando cera de soja para fazer suas velas. Se você também deseja se somar a esta tendência, continue lendo e aprenda tudo o que você precisa saber com este tutorial.

Velas de soja caseiras

Na hora de fazer velas de soja caseiras é comum optar por uma cera de soja de baixo ponto de fusão, por ser a mais comum no mercado. É uma cera de origem vegetal que tem um ponto de fusão baixo, ou seja, derrete facilmente e não queima. Este tipo de cera é ideal para fazer velas de massagem, pois o calor é muito benéfico mas a sua temperatura não é tão elevada para provocar queimaduras. Além disso, por ser uma cera vegetal, pode ser usada na pele.

Com este tipo de cera também se pode fazer velas aromáticas de soja, mas sempre tem que fazê-las em um recipiente, pois a cera não tem consistência e dureza suficientes para fazer figuras com ela. Caso queira fazer velas decorativas com formatos diferentes, deve-se optar por uma cera de soja com alto ponto de fusão. Desta forma, as velas ficarão mais duras e consistentes e irão derreter aos poucos com o calor da chama.

Como você pode ver há diferentes opções, por isso preparamos diversos tutoriais para que você possa escolher a opção que mais gosta. Todas as receitas são fáceis de fazer em casa. Se você deseja adquirir cera de soja de qualidade, você tem à sua disposição na loja online Gran Velada. Você também encontrará tudo que precisa para preparar suas velas artesanais

CLIQUE AQUÍ PARA COMPRAR CERA DE SOJA

velas de soja aromaticas

Partimos de uma elaboraçao simples: velas aromáticas de soja, pois são muito fáceis de preparar. Não é necessário ter experiência anterior, basta seguir passo a passo este tutorial e poderá fazê-lo em casa. A vantagem é que você pode escolher o recipiente que mais gosta e perfumar com teu aroma preferido.

Para fazer velas aromáticas de soja, você precisará de:

Para aromatizar velas de soja e torná-las que sejam 100% naturais, a melhor opção é optar por óleos essenciais. Você também fará com que tuas velas tenham propriedades relacionadas à aromaterapia e te ajudarão a alcançar diferentes ambientes em casa. É importante lembrar que não se deve ultrapassar a quantidade de óleo essencial que se acrescenta, pois se acrescentar mais não se integrará bem na cera e deixará manchas ou grumos. A recomendação é incorporar 0,5%.

Uma pergunta muito frequente é de quanta cera de soja eu preciso para fazer minhas velas? Depende da capacidade do recipiente que você vai usar. Estas informações irão ajudá-lo: para copos com capacidade de 100 ml, são necessários cerca de 85 g de cera de soja. A partir daí, você pode fazer seus cálculos com uma regra de três.

Quanto ao pavio, sendo velas naturais tem que optar pelo pavio ecológico e escolher a espessura em função do diâmetro do recipiente. Por exemplo, se o teu copo tem 7 cm de diâmetro, deve escolher o pavio para velas ecológicas de 7 a 8 cm.

Vamos ver passo a passo com um exemplo prático!

Como fazer velas de soja

  1. Pese a cera de soja e derreta em fogo baixo. Neste caso, cada recipiente que usamos tem uns 150 g de cera, então derretemos 500 g porque é sempre melhor que sobre um pouco mais, já que vai ficando um pouco de cera na panela, no recipiente…
  2. Enquanto a cera derrete, passe o pavio pelo orifício e corte o pavio um pouco mais comprido. Prepare as três mechas e segure com um alicate para que não se separem. Com um pouco de silicone quente no orificio no centro da base do recipiente. Enrole cada pavio em uma vareta para que fique reto e apertado.
  3. Quando a cera tenha derretido, nós a trocamos por um recipiente descartável para facilitar o trabalho. Espere a cera esfriar um pouco e adicione o óleo essencial. Para este tutorial escolhemos o oleo essencial de incenso, mas lembre-se que você pode escolher o que mais gosta. É importante aguardar que a temperatura baixe, pois os óleos essenciais são voláteis e se degradam com o calor, ou seja, se a cera estiver muito quente irá danificá-los e perderão seu aroma e propriedades.
  4. Misture com uma espátula para que o óleo essencial se integre bem com a cera e encha os recipientes. Faça com cuidado para não estragar o pavio e deixe esfriar completamente em local sem correntes de ar e sem variações bruscas de temperatura.
  5. Quando as velas estiverem frias e sólidas, remova os palitos que prendem as mechas e corte o excesso. Assim de simples é fazer velas de soja em casa!

Velas de soja com cor

Quando se trata de colorir as velas de soja podemos usar diferentes tipos de corantes, embora nossa recomendação seja a utilização de pigmentos minerais grau cosmetico, pois são muito estáveis ​​e não se degradam. Na loja online Gran Velada encontrará diferentes cores e lembre-se que dependendo da quantidade que usar poderá obter uma ou outra tonalidade, também podem ser combinadas entre si. Além disso, para colorir a cera de soja, você pode usar corantes para velas líquidos e até mesmo pigmentos para fazer velas.

Antes de colorir a cera de soja deve-se ter em mente que ela mesma possui uma coloração levemente amarelada, portanto as cores não ficarão como estão. Além disso, em alguns casos, como neste tutorial, quando a cera se solidifica, pequenos depósitos coloridos podem permanecer no fundo do recipiente. Por isso é fundamental dispersar previamente os pigmentos e fazê-lo bem. Nossa recomendação é que você use um pouco de óleo e amasse bem o pigmento até que se disperse. Em seguida, adicione com uma pipeta à cera já líquida.

Estes são os ingredientes necessários para fazer velas coloridas de soja:

RECEITA VELAS DE SOJA

  1. Derreta a cera de soja em uma panela em fogo baixo. Neste caso, foram necessários uns 500 g de cera para os 3 recipiente para velas tigela geométrica transparente.
  2. Quando a cera estiver líquida, despeje uma pequena quantidade em um recipiente para encerar o pavio de algodão. Corte o pedaço de pavio que deseja encerar e insira na cera de soja. Deixe secar e coloque de volta, você pode fazer quantas vezes quiser, mas 2-3 mergulhos serão suficientes. Guarde o pavio para depois. Desta forma você fará com que as velas de soja queimem melhor.
  3. Em um pouco de óleo vegetal dissolva o pigmento, que neste caso é o pigmento mineral verde oxido de cromo cosmetico. Esmague bem as partículas e ajude a dissolver com uma espátula. Com a ajuda de uma pipeta pasteur, acrescente parte deste corante dissolvido na cera de soja.
  4. Adicione umas gotas de óleo essencial e misture bem. Para estas velas optamos pelo oleo essencial de tangerina.
  5. Encha os recipientes e deixe-os esfriar em um local longe de correntes de ar.
  6. Quando as velas estiverem sólidas, faça um furo no centro da vela com uma vareta e coloque um pedaço do pavio encerado do passo 2. A vela está pronta para ser acesa!

velas de soja para massagem

Como comentamos anteriormente, a cera de soja tem um baixo ponto de fusão (em torno de 48ºC), por isso não queima e pode ser usada para fazer velas de massagem. Para prepará-las em casa, basta combinar esta cera com oleos e manteigas e óleos essenciais e terá velas de massagem ideais para desfrutar de um momento de relaxamento.

Anote os ingredientes necessários para prepará-los em casa:

Lembre-se que respeitando estas proporções, você pode escolher a manteiga e o óleo vegetal de sua preferência. Manteiga de cacau, manga, óleo de rosa, óleo de arnica … São tantas opções! Pode também escolher outro óleo essencial, tudo depende das propriedades que deseja que a sua vela de massagem tenha: relaxante, afrodisíaco, anti-inflamatório

Como se faz velas de soja

  1. Misture a cera de soja e a manteiga de karité e derreta-as em fogo baixo. Você também pode fazer isso no microondas ou em banho-maria.
  2. Quando a cera e a manteiga derreterem, acrescente o óleo de amêndoa e espere que a mistura esfrie um pouco.
  3. Adicione o óleo essencial de lavanda e misture bem todos os ingredientes até que estejam bem integrados.
  4. Encha os recipientes e deixe-os esfriar em local sem correntes de ar e sem mudanças bruscas de temperatura.
  5. Quando as velas estiverem sólidas, faça um furo no centro com um palito e coloque o pavio. As velas de soja estarão prontas para desfrutar de uma boa massagem!

Esperamos que você tenha gostado deste tutorial para fazer velas de soja e se sinta incentivado a prepará-las em casa. Se você tiver dúvidas ou perguntas, pode nos enviar através da seção de comentários, enviando um e-mail para support@granvelada.com ou ligando para 976867474.

No blog Gran Velada você encontrará muitos mais tutoriais relacionados ao DIY e no blog Fazer Velas você descobrirá tudo o que precisa saber para fazer em casa. Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma de nossas publicações, você pode nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest e se inscrever em nosso canal no YouTube.

Até a próxima!

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Necesita estar de acuerdo con los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menú