Cursos avançados, Fazer Sabonetes, Sabonetes naturais

Sabão de Nim

O sabão de nim deste tutorial é um produto elaborado com produtos naturais. É um dos sabões mais conhecidos como naturais ou de óleo em processo frio. Está elaborado com…

Sabão de Nim

O sabão de nim deste tutorial é um produto elaborado com produtos naturais. É um dos sabões mais conhecidos como naturais ou de óleo em processo frio. Está elaborado com óleos vegetais e entre eles o protagonista é o óleo de nim. Tem várias aplicações que neste tutorial vamos detalhar. Faça a elaboração deste sabão natural em casa e desfruta de suas aplicações.

Em Gran Velada estão disponíveis todos os materiais necessários para fazer sabões.

Sabão de nim

Começamos a falar um pouco do aceite de nim, que provém da árvore de nim. Esta árvore é produtiva todo o ano, e é originário da Índia. Produz um fruto amarelado, no qual é extraído o óleo de cor verdoso-marronado e com um intenso odor. Para dissimular o cheiro, pode ser misturado com outros óleos essenciais de aromas mais agradáveis. Foi utilizado durante séculos na Índia por suas propriedades curativas e medicinais.

Na Índia é muito utilizado tanto na cosmética como na alimentação. Nós quisemos preparar um sabão de nim natural misturado com outros óleos vegetais e manteigas. O aceite de nim possui propriedades antissépticas, anti-bacterianas, desinfetantes. Todo isso o faz ser um dos óleos vegetais especialmente indicados para peles com problemas de prurido, eczemas, psoriase, incluso a tinea corporal.

Outra aplicação, é para o tratamento de peles oleosas com espinhas. Também ajuda a suavizar manchas na pele, corte e queimaduras. Incluso foi demonstrado os resultados em pés com fungos, conhecidos como pés de atleta. Pode ser utilizado em cosméticos, como cremes, loções, séruns. Sendo assim, o sabão de nim pode ser utilizado diariamente.

Propriedades do sabão de nim

O sabão de nim natural e caseiro deste tutorial pode ser utilizado por pessoas de peles oleosas, psoriase e de peles secas.

  • Em peles secas ajuda a evitar a perda de hidratação da pele.
  • Para as peles oleosas e com problemas de acne o sabão de nim controla a produção de cebo e de espinhas. Elimina marcas e manchas na pele, produzidas pela acne.
  • Em tratamentos capilares, é utilizado em champôs para tratar coceiras e caspa. Assim, proporciona um cabelo saudável, brilhante e fortalecido.
  • Uma das vitaminas que mais contém o nim é a vitamina c, que ajuda a rejuvenescer a pele e a eliminar pigmentações e o envelhecimentos.

Aceite de nim como inseticida

Este aceite também é conhecido por sua característica inseticida. É utilizado para trata pragas como Aphididae, rugas, percevejo, aranha vermelha entre outros em hortas ecológicas. Ataca os insetos, fungos, mantém os cultivos saudáveis e evita doenças. Através da pulverização por irrigação. A aplicação pode ser feita com óleos de nim mediante um sabão potássico, por aceite como tal, ou com o sabão de nim em pastilha deste tutorial. Um preparado deste sabão de óleo dissolvido em água pode se converter em um bom aliado para as plantas e hortas.

Pode ser utilizado como tratamento preventivo a casa duas semanas. Quando a praga ou a doença já estiverem na planta, deve ser aplicado a cada 5 dias. Pode ser aplicado diretamente diluído, no solo da planta ou pulverizado.

Sabão com aceite de nim

Os chamados sabões naturais, caseiros ou de óleos vegetais, levam um processo mais simples do que parece. Consiste em misturar uma parte aquosa, formado por água desmineralizada e soda, esta parte é um alvejante. Com outra fase aquosa formada por óleo e ou manteigas vegetais. Ao misturar estas duas partes se formam uma traça que é o sabão. Uma vez terminado o sabão deverá estar a 40 dias em um lugar ventilado para fazer o processo de saponificação e poder ser utilizado na pele.

É necessário utilizar medidas de segurança. Ou seja, óculos, luvas e máscaras. Ao formar o almejante é esquentado a mistura e emite gases, trabalhar em um lugar ventilado e com as medidas de segurança necessárias se evitarão problemas. Por último, respeitar as quantidades de cada ingrediente, do contrário se modificam o resto de ingredientes.

Anote os ingredientes e quantidades utilizadas para fazer este sabão:

A mistura de óleos e manteigas utilizadas fará que o sabão, tenham outras propriedades que beneficiem a nossa pele. Conseguirá um sabão hidratante, regenerador, condicionador, suave para a pele, cicatrizante, antisséptico e anti-inflamatório.

Fazer sabão de nim caseiro

Antes de começar colocamos as medidas de seguridade:

  1. Em um recipiente pesar a água desmineralizada e em outro recipiente, pesar a soda caustica. Verter a soda de uma vez sobre a água e começar mexer até desfazer de soa. Neste momento é quando emitem gases e aumentam a temperatura. Deixar a mistura em um lugar ventilado para baixar a temperatura.

Em outro recipiente os óleos de coco, mecadamia e a manteiga de karité. Esquentar sem que passe dos 60º. Em um copinho adicionar um pouco de óleo de macadamia e o dióxido de titânio, misturar para desfazer e que fique uma pasta fina.

Com as duas fases preparadas, esperar que ambas estejam entre 45-55º, e colocar na batedeira nos óleos. Adicionar o alvejante e começar a bater. Deverá bater até que se unifiquem os ingredientes. Adicionar o óleo essencial e o óleo de nim previamente pesados. Misturar com uma espátula. Adicionar a vitamina e o dióxido de titânio.

Voltar a colocar a batedeira em marcha, para formar a traça. Uma vez obtida a traça bem unificada, encher o molde preparado. Abrigar com uma toalha ou similar e deixar ao menos 24h.

Passado o tempo, desmoldar a barra de sabão. Para fazê-lo pressionar sobre a base do molde para ajudar o sabão. Cortar em pastilhas do tamanho que preferir.

Apenas deixar curar o sabão. Para isso são necessários 40 dias para o processo de saponificação. Passado este tempo, pode utilizá-lo sem problemas na pele.

Como é visto, os sabões de óleo não são complicados de fazer. O básico é respeitar as quantidades, temperaturas e não esquecer as medidas de segurança. Se quer saber mais de nossas publicações, nos siga nas redes sociais: FACEBOOK , INSTAGRAM, TWITER, , PINTEREST e YOUTUBE.

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menú