diferença cera e parafina
Fazer velas

Ceras e parafinas para velas e luminarias

As ceras e parafinas para velas e luminarias são um ingrediente fundamental na elaboração e escolhê-las bem é essencial para que os resultados sejam perfeitos. No mercado existem tantas ceras…

Ceras e parafinas para velas e luminarias

As ceras e parafinas para velas e luminarias são um ingrediente fundamental na elaboração e escolhê-las bem é essencial para que os resultados sejam perfeitos. No mercado existem tantas ceras e parafinas para fazer velas que uma dúvida muito frequente é qual escolher.

Nosso objetivo é tirar todas as dúvidas que possam surgir para que você possa facilmente fazer velas artesanais. Por isso, oferecemos um livro grátis para fazer velas que você pode baixar clicando na imagem abaixo. Nele você encontrará todas as informações necessárias para fazer velas do zero.

No post de hoje vamos focar em ceras e parafinas para velas e lanternas. Para começar, vamos ver quais tipos de cera existem. De acordo com a origem, ou seja, de onde são extraídas, diferenciamos três tipos de ceras:

  • Animal
  • Vegetal
  • MIneral

A cera animal por excelência é a cera de abelha, uma cera amarela com a qual são feitas lindas velas naturais. Enquanto isso, a cera de coco e a cera de soja são dois exemplos de ceras vegetais. Por fim, existem as ceras minerais: a parafina é a mais conhecida.

Tendo em conta as características técnicas das diferentes ceras, a sua qualidade, a forma como são consumidas e o preço, a parafina é uma das ceras que apresenta os melhores resultados na confecção de velas artesanais. Por isso, seu uso é o mais difundido.

A seguir detalharemos as principais características das ceras mais utilizadas para que você possa escolher a que melhor se adapta ao tipo de vela que deseja fabricar. Além disso, especificamos para que tipo de vela cada um deles é recomendado.

Na Gran Velada você encontrará uma grande variedade de ceras de vela de qualidade e parafina ao melhor preço. Além disso, colocamos à sua disposição todos os materiais necessários para a confecção de velas e lanternas. Dê uma olhada!

Parafina para velas comprar a mais adecuada

Dentro da parafina para velas também há diferentes tipos. Neste caso, o que varia de um para outro é o ponto de fusão, que nada mais é do que a temperatura em que começam a derreter. Além disso, quanto mais alto o ponto de fusão de uma parafina, maior sua opacidade, dureza e estabilidade.

Parafina para velas

Quais são as parafinas mais comuns e para que tipos de velas são utilizadas? Nós respondemos a esta pergunta abaixo.

Parafina 56 º

É uma das parafinas com menor ponto de fusão. É translúcido e elástico e é ideal para fazer velas em recipientes opacos, como tigelas de cimento. Para fazer outros tipos de velas com esta parafina é aconselhável adicionar um aditivo que lhe dê dureza.

  • Prós: Fácil de trabalhar, derrete rapidamente.
  • Contras: a vela queima mais cedo.

Parafina 58 º

É especialmente indicada para fazer lanternas, também conhecidas como velas ocas, por ser consistente e translúcida, permitindo a passagem da luz da vela no interior da lanterna. Com a parafina de vela 58º você também pode fazer pick velas com cortador, pois é confortável de manusear e corta facilmente.

  • Prós: Simples de trabalhar, pois é maleável.
  • Contras: é macio e não duro.

Como fazer colher velas com essa parafina? Neste vídeo nós mostramos para você.

parafina 58-60 premium

Ideal para fazer velas rústicas e velas salpicadas. Se pretende que as suas velas tenham um acabamento rústico, recomendamos que utilize esta parafina e deite na forma quando estiver a cerca de 70º. Para fazer velas salpicadas, use parafina Premium 58-60º + aditivo Magic Candles + molde de metacrilato + anilinas graxas. O resultado será perfeito.

  • Prós: Permite fazer velas com um bom acabamento.
  • Contras: vendido em blocos, menos confortável de usar.

PARAFINA 65 º

Perfeita para fazer veloes e cirios. A razão? É opaco, muito duro e consistente. Com ele você pode fazer velas com acabamento suave, consistente e duradouro. Por terem alto ponto de fusão, as velas queimam lentamente, por isso são mais duráveis. Devido ao seu custo-benefício, é uma das parafinas mais utilizadas.

  • Prós: Grande dureza e consistência, o que torna as velas mais duráveis.
  • Contras: o processo de derretimento é mais lento.
    

Aqui você pode ver um exemplo dos bons resultados que essa cera de parafina dá.

PARAFINA 74º MICROCRISTALINA

É uma das parafinas com maior ponto de fusão, o que se traduz em velas mais sólidas, firmes e estáveis. É ideal para fazer velas decorativas com moldes de silicone.

  • Prós: Força e qualidade.
  • Contras: Alcança altas temperaturas, portanto, é necessário manuseá-lo com cuidado.

Quer ver como fazer velas com essa parafina? Dê uma olhada neste vídeo.

PARAFINA BRANCA MICROCRISTALINA

Recomendado para fazer velas com muitos detalhes, pois esta parafina proporciona flexibilidade e facilita o desenformar. Nossa recomendação é que você o combine com o aditivo GV-20 para melhores resultados. É ideal, por exemplo, fazer velas em forma de flores ou de anjos, pois com isso você evitará que partes da vela se quebrem ao desenformar.

  • Prós: Facilita o desenformar de velas com grande detalhamento.
  • Contras: pela qualidade, o preço é um pouco mais caro.

PARAFINA PARA VELAS BRILHANTES

Com esta parafina e moldes de metacrilato, você pode fazer velas brilhantes com efeito de espelho. Esta parafina faz com que as velas tenham um brilho especial e um acabamento liso e perfeito. Ele pode ser usado para fazer velas ou para cobrir velas prontas para dar-lhes um aspecto brilhante.

  • Prós: Efeito brilhante em velas. Permite reciclar a aparência de velas antigas.
  • Contras: suas características especiais o tornam um pouco mais caro.

PARAFINA GV-565 VELAS FLOR DE LOTUS

Fabricado especialmente para fazer velas que se abrem ao meio, pois ao derreter, esta cera para velas se abre conseguindo um efeito espetacular. Para melhores resultados, a cera deve ser derramada a 85ºC.

  • Prós: O efeito que causa nas velas é único e muito bonito.
  • Contras: seu uso é mais limitado.

Estes são os resultados espetaculares que são alcançados usando esta cera de vela:

PARAFINA GEL PARA VELAS

É uma parafina gelatinosa transparente, perfeita para fazer velas de gel de vidro. Você pode colocar objetos decorativos dentro do vidro, já que por ser uma parafina transparente eles serão vistos perfeitamente.

  • Prós: velas muito criativas e bonitas podem ser feitas.
  • Contras: Atinge temperaturas muito altas, por isso é necessário trabalhar com cuidado.

PARAFINA EM PO PARA VELAS

Parafina granular muito pequena que é usada para fazer velas em copo com diferentes camadas de cores. É muito fácil de usar e tem algumas velas muito curiosas.

  • Prós: Simples de usar. Você não precisa derretê-lo.
  • Contras: seu uso é mais limitado.

PARAFINA PARA LUMINARIAS GV-05

Parafina especial para fazer luminarias e abajures de cera, pois resiste ao calor sem derreter ou deformar, além de ser translúcida. Ou seja, combina as duas características que as ceras devem ter para fazer lanternas ou velas ocas.

PARAFINA REVESTIMENTO DE VELAS

Parafina para fazer banhos de imersão. É utilizado em velas acabadas para obter um acabamento liso e brilhante e para fazer banhos de cor.

cera para velas

Até agora, os diferentes tipos de parafina e seus usos mais importantes. Agora vamos detalhar outras ceras que você pode encontrar no mercado. Neste caso, vamos nos concentrar nas ceras mais relevantes e conhecidas de origem animal e vegetal.

Ceras para velas

cera de abelhas

Cera amarela natural usada para fazer velas de cera de abelha. Na hora de comprá-lo é importante certificar-se de que é virgem e de qualidade, como o que você encontrará na Gran Velada. Essa cera pode ser encontrada no mercado em diversos formatos, dependendo do que você escolher, você pode fazer um tipo de vela ou outro, como você pode ver nos vídeos a seguir:

  • Cera de abelha virgem: É uma cera sólida, que começa a derreter a partir dos 60º. Com os moldes de silicone que encontrará na Gran Velada e esta cera poderá fazer velas naturais com formas muito variadas.
  • Laminas de cera de abelha virgem: São muito confortáveis ​​de usar, já que não é necessário derretê-los para fazer velas. Basta enrolá-lo para obter algumas das velas mais originais e 100% naturais.

Aditivo para velas perfeitas GV-20

Cera de alta qualidade, especialmente desenhada para a produção de velas em moldes de silicone, pois se destaca pela grande opacidade e proporciona contraste nas figuras, destacando sua forma e relevo. Além disso, esta cera pode ser usada para fazer velas, velas flutuantes e velas com óleo usado. No último caso, a fórmula é 50% de cera GV-20 + 50% de óleo usado.

Imitaçao cera de abelhas para velas

Cera refinada e inodora com características semelhantes à cera de abelha. O resultado das velas será muito semelhante ao obtido com a cera de abelha, pois o aspecto e as características técnicas são semelhantes. Essa cera é mais barata.

cera de soja

É utilizado para fazer velas de massagem, desde que seja de baixo ponto de fusão. Este é um aspecto muito importante a ser levado em consideração. O ponto de fusão é em torno de 48º, ou seja, nessa temperatura começa a derreter, por isso o óleo que gera pode ser usado para fazer massagens.

Cera para velas em copo GV-35

Perfeito para fazer velas em recipientes de vidro, plástico ou policarbonato. A qualidade desta cera torna as velas livres de bolhas de ar ou manchas. Usando a cera GV-35 e o aditivo GV-503 você obterá velas perfumadas com um cheiro incrível.

Veja como usar a cera GV-35. Para que os resultados sejam ótimos, dois aspectos muito importantes devem ser levados em consideração: a temperatura em que a cera é despejada no recipiente e o material com o qual é feito o recipiente que vamos usar. Se for de vidro, você deverá aquecê-lo previamente para que não fique muito frio; enquanto se for feito de policarbonato não é necessário. A razão? Não deve haver um grande contraste de temperatura entre a cera e o recipiente.

Cera figuras perfumadas para queimador GV-23

É usado para fazer velas flutuantes e bonecos de cera perfumados. Por ser uma cera de baixo peso, é ideal para velas flutuantes, pois não afundam. Além disso, é uma cera com baixo ponto de fusão, por isso é perfeita para figuras de cera, pois derretem com o calor da vela do chá, exalando um aroma agradável. Aqui, mostramos como fazê-los.

Cera velas esculpidas GV-05

Com esta cera você poderá fazer velas esculpidas espetaculares, pois é elástica, moldável e tem baixo ponto de fusão. A isso devemos acrescentar que é opaco. É fácil cortar para fazer as diferentes camadas esculpidas.

Cera para velas de cha GV-03

Cera natural para a confecção de velas de chá, que se destaca pela alta qualidade de combustão. É consumido aos poucos e não emite fuligem, por isso é ideal para fazer este tipo de velas pequenas. Com essa cera, as luzes do chá duram muito mais e não liberam substâncias tóxicas. Veja como é fácil fazê-los!

aditivos para velas

Depois de ver as ceras e parafinas para tornar as velas mais relevantes, vamos ver quais aditivos podemos usar para melhorar o resultado final. São aditivos que se somam na elaboração para aumentar a qualidade das velas e melhorar suas características. Com ceras e parafinas e estes aditivos obterá velas artesanais com acabamento profissional.

Aditivo para velas marmorizadas magic candles GV-185: Aditivo usado para fazer velas salpicadas. É líquido e adicionado na proporção de 1,5%.

Aditivo velas universal bi-var GV-505: Ajuda as velas a ficarem mais brilhantes, suaves e sem imperfeições. Permite agregar mais essência e contribui para facilitar a retirada do molde. Você também fará com que eles consumam mais lentamente. É um dos aditivos mais completos do mercado, sendo utilizado a 2%.

Aditivo fixador de perfume em velas GV-503: Ajuda a fixar o perfume e permite que a vela carregue mais quantidade de essência. Ideal para velas perfumadas, pois exalam mais aroma. É usado a 4%.

Vamos colocar em prática o que aprendemos!

Como usar cera e parafina para velas

Agora que sabemos quais tipos de cera existem, quais são suas características e como são usadas, vamos ver como são usadas.

Para fazer velas, a primeira coisa a fazer é derreter a cera. É aconselhável fazer em uma panela em fogo baixo, aos poucos, e desligar o fogo quando ainda houver pedacinhos de cera sem derreter. Com o calor acabam de derreter e assim evitamos o sobreaquecimento da cera e atingir temperaturas muito elevadas. E é que a 200ºC a cera é inflamável.

Neste vídeo, mostramos passo a passo como derreter cera de vela e parafina:

Onde você compra o material para fazer velas?

O blog www.hacervelas.es é feito todos os dias com muito carinho, da nossa empresa Gran Velada. Em www.granvelada.com você pode comprar todos os seus materiais para fazer velas. Todas as velas e lanternas que você vê no blog são feitas na Grande Noite, então temos todo o material necessário. Em cada um dos posts você tem o link para o material na loja online e um botão que, ao clicar nele, leva ao carrinho todos os produtos necessários para fazer aquela vela que você está vendo.

Com este artigo sobre ceras e parafinas para velas, esperamos ter esclarecido algumas das dúvidas que surgem na hora de fazer velas artesanais. Lembre-se que no Curso Grátis para aprender a fazer velas você encontrará informações muito mais detalhadas. Nós encorajamos você a dar uma olhada! Se quiser ver receitas passo a passo sobre como fazer diferentes tipos de velas, você as encontrará neste blog Hacer Velas.

Para qualquer tipo de consulta pode contactar-nos através do email support@granvelada.com, no telefone 976867474 ou deixando o seu comentário abaixo. Para se manter atualizado com todas as nossas novidades, não deixe de se inscrever em nosso canal no YouTube e nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, Google+ e Pinterest.

Até logo!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right