tipos de extratos vegetais e usos
Truques e tips cosmético

Tipos de extratos vegetais, diferenças e usos

Você conhece os extratos vegetais? São um ingrediente ideal para enriquecer sabonetes, cremes, máscaras … Continue lendo e descubra quais são os tipos, como se diferenciam e como se utilizam.…

Tipos de extratos vegetais, diferenças e usos

Você conhece os extratos vegetais? São um ingrediente ideal para enriquecer sabonetes, cremes, máscaras … Continue lendo e descubra quais são os tipos, como se diferenciam e como se utilizam. Você verá como eles são versáteis!

Os extratos vegetais são um grande aliado na preparação de produtos de beleza e higiene em casa. Você sabe o que eles podem fazer por você? Continue lendo e não perca os detalhes porque com eles você poderá preencher com propriedades uma infinidade de preparações caseiras.

Se você deseja comprar extratos vegetais de qualidade, na loja online Gran Velada você encontrará um amplo catálogo. Tem ao seu alcance diferentes tipos de extractos para que possa enriquecer confortavelmente os teus produtos DIY.

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR EXTRATOS VEGETAIS

O que são extratos vegetais?

Estes são macerados de plantas que contêm uma miríade de propriedades benéficas para o cuidado da pele e do cabelo. São utilizados como princípios ativos cosméticos e são um dos melhores ingredientes para agregar benefícios às preparações que você faz em casa.

Tipos de extratos vegetais

Dependendo do meio em que são macerados, os extratos vegetais podem ser:

  • Glicólicos: macerados principalmente em propilenoglicol.
  • Hidroalcoólico ou tinturas: macerado em álcool etílico de diferentes graduações dependendo do ativo a extrair.
  • Oleoso: macerado em óleo vegetal.
  • Hidrossoluvél: macerado em glicerina e água.

É muito importante saber o tipo de extrato para saber se ele é adequado ao produto que você vai fabricar. E é que de acordo com a elaboração que você vai preparar terá que escolher um extrato ou outro. Por exemplo, um extrato solúvel em água não deve ser adicionado a um óleo de massagem porque ele não se mistura, portanto, esse aspecto é essencial levar em consideração.

Para que são usados ​​os extratos de plantas?

Os extratos são usados ​​para enriquecer preparações caseiras. Com eles você pode fazer:

  • Tônicos
  • Água micelar
  • Sérum
  • Máscaras
  • Esfoliantes
  • Contorno dos olhos
  • Cremes faciais e corporais
  • Shampoos
  • Condicionadores
  • Gel de banho
  • Sabonetes de glicerina
  • Sabonetes de óleo
  • Óleos de massagem

Vamos ver qual é o melhor para usar dependendo de cada receita!

Os extratos hidrossolúveis, glicólicos e hidroalcoólicos são ótimos para formulações que contenham alto percentual de água, como tônicos, água micelar, gel de banho, shampoo … Recomenda-se também seu uso para enriquecimento de sabonetes de glicerina.

Por outro lado, se você vai fazer sabonetes de óleo em casa, é melhor usar extratos oleosos, pois eles se integram muito melhor no traço. E esses tipos de extratos também são ótimos para preparar óleos de massagem.

No caso de cremes, máscaras, sérum, esfoliantes e contorno de olhos, lembre-se que, como regra geral, você pode adicionar qualquer tipo de extrato. O mesmo acontece com os géis de banho e os shampoos, embora seja importante ter em mente que, se forem adicionados extratos oleosos, eles podem perder sua transparência.

Claro, você sempre tem que respeitar a dose de uso e seguir as recomendações do fabricante. Desta forma, você obterá resultados satisfatórios. E não é que ao adicionar mais quantidade você os torne mais eficazes, mas muito pelo contrário, pois você pode estragar a formulação.

Extratos vegetais e suas propriedades

Conhecer as propriedades dos extratos vegetais é essencial para decidir sobre um ou outro. Você deve escolhê-los de acordo com os benefícios que deseja alcançar e ter em mente que você pode combiná-los para realçar suas propriedades. Na tabela a seguir, detalhamos os benefícios mais relevantes de cada um deles:

Como fazer extratos naturais

Você sabia que também pode fazer em casa? No infográfico a seguir mostramos passo a passo como fazer extratos naturais. Você verá que é muito simples, então mãos à obra!

Fazer extratos naturais de plantas é muito simples. Em um frasco de vidro limpo, que pode ser fechado hermeticamente, introduzimos a planta, por exemplo flores de lavanda, e enchemos o recipiente com glicerina, álcool, propilenoglicol, água ou óleo vegetal, dependendo do extrato que queremos obter. Fechamos bem e deixamos macerar por 30 a 40 dias.

Fazer os extratos à mão permite que você os faça à la carte, levando em consideração as necessidades da sua pele. Basta escolher a planta e o meio de dissolução de acordo com os resultados que deseja alcançar.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre os extratos vegetais e caso tenha alguma dúvida, não hesite em nos contactar. Você pode fazer isso na seção de comentários, enviando um e-mail para support@granvelada.com ou ligando para 976867474.

Se você quiser ver o passo a passo de receitas onde são usados ​​extratos vegetais, basta acessar nossos blogs: Gran Velada, Hacer Jabones ou Hacer Cremas. Neles, você descobrirá dezenas de tutoriais passo a passo.

Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma de nossas publicações, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest e inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Até logo!

Descubre el Universo de Gran Velada

Descubre el Universo de Gran Velada

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

OUTRA POSTAGEM QUE PODE INTERESSAR VOCÊ

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SUSCRIVA A NEWSLETTER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Tienes que aprobar los términos para continuar

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba no teu email novidades, ofertas, novas receitas, manuais e cursos. Mantenha-se informado sobre o que você mais gosta com Gran Velada.

SE INSCREVER

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right